Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Aniversário do Sesc Cadeião – Cluster Sisters (Londrina) – A Era do Swing

Aniversário do Sesc Cadeião – Cluster Sisters (Londrina) – A Era do Swing

sexta, 02 de dezembro de 2016
Categoria: agenda
Data Início: domingo, 11 de dezembro de 2016 às 00:00
Data Término: domingo, 11 de dezembro de 2016 às 23:59

Horário: 19h30

Local: Sesc Cadeião Cultural – Rua Sergipe, 52

Entrada gratuita

A ideia do grupo surgiu em 2008, ao escutar pela primeira vez um disco das Puppini Sisters e das Sister Swing, ambos os grupos contemporâneos, que relembram a Era de Ouro do Swing. Encantadas e inspiradas, as três amigas, Gabriela, Giovanna e Maitê, deram início ao projeto “Cluster Sisters”, sendo as pioneiras no Brasil a realizarem um trabalho com esta característica. Encararam como um desafio unir três vozes tão diferentes, fazendo soar como uma só voz, aos moldes das décadas de 30 e 40. As três amigas se conheceram através do Coral da UEL, do qual fizeram parte por muitos anos juntas. Esta vivência no canto coral firmou laços de amizade e aproximou seus interesses musicais, principalmente no que se refere a trabalho com várias vozes. O fato das três terem uma queda pelo estilo “vintage” contribuiu para que o projeto fosse levado com afinco, com grande envolvimento e muita dedicação. No início, fizeram um levantamento histórico dos trios vocais de swing jazz que brilharam na época, e selecionaram os seus grupos favoritos, que hoje se tornaram suas mais importantes referências. Dentre elas estão: Andrew Sisters, Boswell Sisters, Ross Sisters e The King Sisters. Posteriormente foi acrescentado ao repertório das Cluster Sisters influências não só do swing, como também do Bepbop, do Blues e do Folk, além de músicas contemporâneas arranjadas nesses estilos musicais.

O grupo caiu na graça do público brasileiro em 2014, quando participou do programa Super Star da Tv Globo. A inovação e a qualidade musical das meninas e dos músicos acompanhantes, foram dignos de elogios constantes do júri formado por: Ivete Sangalo, Fábio Jr. e Dinho Ouro Preto; estes, não cansaram de reforçar a admiração que dotavam pela qualidade do trabalho deste grupo londrinense.

Com o impulso do programa, o grupo começou fazer shows em várias partes do país e, lgo no fim de 2014, o som de Gabriela, Giovanna e Maitê voltou à telinha da Tv Globo. A versão da música What a Wonderful World, de Louis Armstrong, apresentada pela banda, no programa Super Star, foi trilha sonora da novela das sete “Alto Astral”.

O ano de 2015 foi dedicado ao começo da “colheita” dos frutos deste estouro nacional que as Clusters Sisters causaram na mídia. Shows do Sul ao Norte do país, participação em programas de Tv, eventos particulares e muita publicidade. Mediante a agenda lotada de trabalho, o grupo começou a preparar seu primeiro Cd, que foi lançado no dia 11 de junho de 2016, em Londrina.

Atualmente o grupo está realizando shows de divulgação deste disco pelo Brasil todo e cumprindo uma agenda digna de um trabalho genuíno e de qualidade inquestionável.