Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Uma das melhores cervejas do mundo é brasileira

Uma das melhores cervejas do mundo é brasileira

quinta, 23 de março de 2017

O Brasil também produz cervejas de excelente qualidade

Quando o assunto são as melhores cervejas do mundo, raramente se pensa no Brasil. As pessoas, quando perguntadas, logo citam aquelas produzidas em países europeus tradicionais, como Alemanha, Bélgica e República Tcheca.

Quando se comenta sobre as cervejas produzidas em nosso país, há um preconceito de que elas são de qualidade inferior, afinal, acabamos por pensar apenas nas Pilsen comercializadas nas grandes redes varejistas. Mas o Brasil também produz cervejas de excelente qualidade, como é o caso da Baden Baden Witbier.

Produzida aqui mesmo no nosso país, ela já participou e venceu uma competição internacional de qualidade de cerveja. O international beer challenge, realizado em 2015 na cidade de Londres, na Inglaterra, reuniu 630 cervejas de 30 países diferentes. E quem levou o primeiro prêmio na categoria geral foi a brasileira.

Eleita a melhor cerveja do mundo na competição, recebeu o prêmio suntuosamente chamado de Supreme Champion (campeã suprema) em uma eleição composta por especialistas no setor, como degustadores, cervejeiros, importadores, entre outros.

Foi com grande orgulho e honra que os produtores receberam essa notícia, afinal, é uma indicação comprovada de que o país está em pé de igualdade com os grandes produtores mundiais quando o assunto é a qualidade das cervejas especiais fabricadas por aqui.

Uma das melhores cervejas do mundo é brasileira - LondrinaTur

Agora, o consumidor não precisa, necessariamente, pagar um preço alto para tomar uma boa cerveja. É claro que ele pode degustar as importadas, mas não mais por falta de opção. Há algumas produzidas por aqui tão boas quanto e até melhores do que as importadas.

O Brasil tem obtido bastante respeito no mercado mundial de cervejas, sendo inclusive um exportador da bebida.

Sobre a Baden Baden Witbier

A palavra witbier significa “cerveja branca”, em holandês, mas sua produção é tradicional na Bélgica. Ela recebe esse nome por causa de sua aparência mais clara do que a Pilsen a que estamos acostumados a beber no Brasil.

A cerveja é feita com maltes de trigo e cevada e não passa pelo processo de filtragem como as Pilsen, o que garante uma consistência mais turva e cremosa, bem diferente das mais comuns, que são mais “aguadas”.

A mistura entre os maltes promove uma coloração mais clara, quase branca, fazendo justiça ao nome da bebida, e sua espuma é de boa formação, mas não permanece íntegra por muito tempo. Não é uma cerveja para se beber em grandes quantidades, mas para se tomar aos poucos, saboreando as diferentes sensações provocadas pela mistura.

Ela ainda apresenta sabor e refrescância típicos da laranja, pois contém cascas da fruta em sua formulação. Outro ingrediente que pode ser percebido durante a degustação dessa cerveja especial e campeã é o coentro, o que confere um leve toque picante para balancear com a leveza natural da mistura.

Fonte: Divulgação