Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saiba como escolher o espumante ideal para sua celebração

Saiba como escolher o espumante ideal para sua celebração

sexta, 27 de janeiro de 2017

A melhor bebida para combinar com a sua refeição

Uma boa bebida é sempre a chave de ouro para qualquer comemoração. É com ela que realizamos o brinde, o momento de festejar e de concretizar a união entre as pessoas que ali estão celebrando. Existem diversos tipos de bebidas, mas uma que se destaca é o espumante.

Esse tipo de vinho é muito prestigiado e vem crescendo no Brasil. Refrescante e versátil, é ideal para qualquer momento e combina tanto nos dias de calor quanto nos mais frios.

Características

O espumante possui propriedades que o diferencia de outros tipos de bebidas. Uma das mais marcantes são as borbulhas, que acontecem por conta de uma segunda fermentação. Esse processo faz com que elas tenham um alto nível de dióxido de carbono, pois esse gás não é liberado, fazendo com que elas sejam formadas no momento em que a bebida é servida.

Outro ponto que o caracteriza são as maneiras de elaborá-lo. Existem dois métodos bastante conhecidos: o charmat e o champenoise. Além de diferenciar o tempo em que a bebida ficará pronta, a escolha por um dos métodos faz com seja diferente também o valor final do produto.

No charmat, por exemplo, a segunda fermentação é feita em tanques pressurizados e, depois que é finalizada, o líquido já está pronto para ser consumido; já o champenoise é quando essa segunda fermentação acontece dentro da própria garrafa, fazendo com que seja necessário mais tempo para que a bebida fique pronta para ser consumida – portanto, o seu preço é mais elevado em relação ao primeiro.

Saiba como escolher o espumante ideal para sua celebração - LondrinaTur

Os diferentes tipos de espumante

Cava: é produzido na Espanha no modo tradicional (champenoise). Usam-se uvas de várias regiões diferentes e é um dos mais consumidos no mundo;

Prosecco: de origem italiana, é um tipo crítico de espumante, mais leve e combina com pratos leves e empanados. É produzido também em vinícolas brasileiras. Produzido pelo método charmat;

Champagne: esse tipo é produzido na região da França de mesmo nome pelo método tradicional (champenoise). É preciso ter cuidado para não confundir com champanhe (ou champanha), palavra usada para se referir a qualquer um dos tipos de espumantes;

Sidra: é preparado com a fermentação do suco de maçã. Amplamente produzido na Inglaterra, é bastante consumido no Brasil;

Frisante: a principal diferença dessa bebida é que o gás carbônico contido nela é inserido artificialmente. Ele não possui espuma e é menos gaseificado.

Fonte: Divulgação