Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
O que significa Brut, Demi-Sec, Extra Brut e outras denominações em sua garrafa de espumante?

O que significa Brut, Demi-Sec, Extra Brut e outras denominações em sua garrafa de espumante?

sexta, 28 de abril de 2017

Espumantes, vinhos e cervejas possuem tipos variados de características e sabor

Cada vez mais consumido por brasileiros, o espumante é uma bebida que combina com quase todas as ocasiões. De uma tarde na beira da piscina a uma festa de casamento, abrir uma garrafa de espumante é sempre sinônimo de alegria. Mas quem não é tão expert na bebida ou está começando a apreciar agora, pode ter um pouco de dificuldade na hora de escolher o tipo certo para o seu paladar.

Os espumantes, vinhos e cervejas são bebidas que possuem tipos variados de características e sabor, determinados pelos diferentes processos de produção e fermentação de cada bebida. Em especial, vinhos e espumantes possuem produção semelhante devido à mesma matéria prima utilizada: a uva. Diferenciam-se, principalmente, pelo gás que, retido nos espumantes, provoca as bolhas e a espuma.

Como todos os vinhos, os espumantes transformam, durante o processo de fermentação, o açúcar natural das uvas em álcool. E é a partir dessa quantidade de açúcar que a bebida é classificada. Ou seja, as denominações dadas nos rótulos das garrafas se referem à quantidade de açúcar residual – em gramas por litro – que aquele tipo de espumante teve em sua fabricação.

Brut, Demi-Sec, Extra Brut, Doux ou Moscatel?

Classificação de acordo com a quantidade de açúcar em cada garrafa de espumante:

Brut Zéro ou Nature: 0 g/l

Extra Brut: menos de 6g/l

Brut: de 1 a 15 g/l

Demi-sec: de 33 a 50 g/l

Doux ou Moscatel: mais de 50 g/l

O que significa Brut, Demi-Sec, Extra Brut e outras denominações em sua garrafa de espumante? - LondrinaTur

Brut

Como podemos perceber na classificação dos espumantes, a família Brut é o tipo com menos açúcar. Portanto, com sabores mais secos e com o adocicado praticamente imperceptível.

Entre as variações (Brut-nature, Extra Brut e Brut), o Brut é o mais consumido por ser mais fácil de apreciar em relação aos demais. E, por essa característica, possui presença marcante no mercado de espumante, alcançando mais de 80% das garrafas disponíveis no comércio.

O Chandon Brut é um dos principais representantes desse tipo de espumante, revelando um aroma sutil que lembra frutas cítricas, maçã verde e frutas secas em perfeito equilíbrio.

Demi-sec

Com uma quantidade de açúcar entre 30 e 50 g/l, existe uma variação bem considerável em relação ao paladar dos ‘demis’ disponíveis no comércio. E, por esse motivo, é o tipo de espumante conhecido como meio doce ou meio seco, já que só é possível saber se o rótulo é mais suave ou mais seco depois de abrir a garrafa e apreciá-lo.

Doux / Moscatel

Mais conhecidos como “espumantes de sobremesa” por possuírem uma concentração igual ou superior a 50 g de açúcar por litro, esse tipo de espumante agrada com facilidade os paladares mais doces.

Resumindo tudo isso, poderíamos fazer a seguinte classificação:

Brut = seco

Demi-sec = meio seco (ou meio doce)

Doux / Moscatel = doce / suave

Dicas para apreciação

Para saber qual tipo de espumante agrada mais o seu paladar, a melhor dica é experimentar. No momento em que estiver degustando, faça uma análise, principalmente da acidez do espumante, também chamada de refrescância. O sabor ideal é aquele que deixa uma sensação marcante no seu paladar, trazendo a sensação convidativa para a próxima taça.

Para apreciar bem a bebida, é ideal que a sua temperatura esteja entre 8°C e 10°C. Mas sem que isso signifique colocar a garrafa no congelador. A recomendação é que a garrafa seja colocada por três horas na gaveta de legumes da geladeira ou por meia hora em um balde com gelo e água.

Também é importante servir a taça até, no máximo, a metade, pois a bebida esquenta rapidamente, perdendo a sua refrescância.

Fonte: Divulgação