Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Entenda qual é a importância de cuidar dos pneus do seu carro

Entenda qual é a importância de cuidar dos pneus do seu carro

quinta, 01 de setembro de 2016
Categoria: noticia

Os pneus não têm prazo de validade mas, com o passar do tempo, as borrachas acabam ficando desgastadas e perdem sua qualidade

Ter um carro como meio de transporte demanda que o proprietário tenha alguns cuidados no cotidiano, como manutenção regulares e manter o equipamento do automóvel sempre em dia. Os pneus são partes essenciais para obter bom funcionamento e segurança do veículo, portanto, os cuidados são ainda mais especiais. Afinal, descuidos como pneus carecas ou calibragem de forma errada poderão comprometer a proteção das pessoas que utilizam o carro. Por isso, é muito importante ficar atento ao estado dos pneus e fazer a devida manutenção sempre que possível. Conte com pneus de qualidade, conheça a empresa que vende o produto e garanta maior segurança e estabilidade do seu carro. Confira sites, como este, que listam ótimas empresas para que você escolha a que melhor atender suas necessidades.

É importante lembrar que não existe um prazo de validade para os pneus, porém, com o passar do tempo, as borrachas acabam ficando desgastadas e perdem sua qualidade. Em geral, os pneus devem durar aproximadamente de 50 a 100 mil quilômetros rodados – dependendo da potência do carro, tipo de condução, cuidados tomados e peso, além do tipo de uso (rodoviário, urbano, esportivo, etc.), que também influencia bastante na conta.

Outro aspecto que interfere bastante diretamente no desgaste dos pneus é a topografia da cidade em que o proprietário usa o carro. Em uma cidade onde a topografia é irregular, os pneus tendem a durar quase 50 mil quilômetros. Quando a topografia é regular, os pneus podem chegar a quase 100 mil quilômetros. Porém, de qualquer forma, é muito essencial que o proprietário do carro procure um profissional para fazer uma revisão total a cada 10 mil quilômetros percorridos.

Outra excelente sugestão para garantir um bom funcionamento do seu automóvel é fazer rodízio dos pneus. Especialistas recomendam que a troca seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Dessa maneira, é possível que você garanta maior estabilidade e equilíbrio do carro, melhorando assim a aderência em piso seco e molhado. O procedimento é essencial para qualquer automóvel, pois os pneus traseiros e dianteiros trabalham com cargas e frenagens distintas, podendo ocasionar em desgastes diferentes. Por isso, é muito importante seguir todas as recomendações do fabricante.

Outra dica é ficar atento à pressão adequada das peças, que podem garantir maior segurança ao motorista, estabilidade durante o percurso e aumentar a durabilidade dos próprios pneus. Além disso, essa prática ajuda a economizar, já que quando as pressões estão abaixo do recomendado o aumento do consumo chega a ser quase 3%. Por isso, é essencial realizar a calibragem dos pneus a cada 15 dias. As informações sobre qual é a pressão ideal ficam disponíveis no manual do fabricante ou até mesmo na porta do motorista.

Quando as rodas estão balanceadas de forma correta, a vida útil das peças é estendida e também ajuda a evitar um desgaste desigual dos pneus. Por isso, é importante que o balanceamento seja realizado sempre que o motorista notar qualquer trepidação no volante. Já em relação ao alinhamento do carro, o proprietário precisa realizá-lo quando sentir que o automóvel está com qualquer tipo de comportamento inadequado, ou seja, quando está puxando para um dos lados.

Fonte: Divulgação