Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Dicas para andar de moto dentro das cidades brasileiras

Dicas para andar de moto dentro das cidades brasileiras

segunda, 15 de agosto de 2016
Categoria: noticia

Todo cuidado é pouco ao circular pelas ruas e avenidas das cidades brasileiras

Os amantes das duas rodas desejam sempre garantir as melhores experiências e circular pelas melhores estradas. Entretanto, muita gente precisa também se locomover nos grandes centros e utilizar as motos como meio de transporte no dia a dia. Ao mesmo tempo, as vias urbanas apresentam um alto índice de acidentes e riscos, especialmente para os motoqueiros. Todo cuidado é pouco ao circular pelas ruas e avenidas das cidades brasileiras, com um grande índice de acidentes registrado principalmente nas capitais. Os equipamentos de proteção são vitais para isso, mas, além deles, determinadas ações garantem ainda mais proteção e evitam até mesmo os acidentes mais graves. Para aproveitar melhor sua moto e garantir a segurança de todos, vale a pena conferir por aqui cinco dicas simples:

Capacete

O uso dos melhores capacetes é indispensável para a proteção do motorista. E esse cuidado só será sentido, infelizmente, nas piores horas. A resistência dele mostra sua real importância no momento em que ocorre algum acidente e os melhores capacetes conseguem amortecer pancadas e até mesmo evitar graves lesões. O uso da viseira é obrigatório e vale a pena apostar em modelos que ofereçam proteção redobrada e o cuidado com diversas partes da cabeça, sem esquecer também de verificar sempre a validade do produto e trocar por um novo modelo periodicamente.

Linhas com cerol

Esse perigo das grandes cidades é ainda uma ameça para os pilotos. Há diversas campanhas públicas para coibir o uso do cerol, entretanto, ele ainda está presente nos centros urbanos e causa inúmeros acidentes. Segundo dados de 2015 da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), centenas de acidentes são registrados todos os anos. Em 2015, 25% deles acabaram na morte dos motociclistas que foram atingidos pelas linhas com cacos de vidro e cola. Uma alternativa para se proteger é apostar nas antenas, feitas de aço e presas às motos, que formam uma barreira em torno do motociclista.

Dicas para andar de moto dentro das cidades brasileiras - LondrinaTur

Ultrapassagem

As ultrapassagens são extremamente comuns na rotina do trânsito das grandes cidades. Nos engarrafamentos, não é incomum notar as motos ultrapassando todos os carros pela direita. Em geral, essa ultrapassagem feita no espaço entre os carros pode gerar acidentes graves e até mesmo lesionar gravemente o motociclista. É sabido que as motos são conhecidas por terem mais agilidade no trânsito e se deslocarem com mais rapidez. Entretanto, andar próximo às calçadas é perigoso e, no caso de o motorista não avistar a tempo a sua aproximação, o risco de batidas é enorme.

Roupas

Muita gente considera as roupas especiais de motociclistas um elemento supérfluo ou só aplicado no caso de viagens mais longas ou para quem pilota em alta velocidade. Entretanto, o uso de elementos certos consegue proteger contra pequenos objetos e até mesmo assegurar uma proteção maior no caso de uma queda. Além disso, nas épocas mais frias do ano, ele também oferece uma proteção térmica. Os produtos profissionais são encontrados por aqui e vale a pena apostar em qualidade, já que isso configura um investimento que trará resultados no futuro.

Pressa

A pressa é sempre a inimiga da perfeição. As regras são óbvias, mas muitas vezes são completamente esquecidas no dia a dia das ruas. Muitos acidentes são causados simplesmente porque o motociclista não manteve a distância necessária dos carros. As mudanças de faixa pelos veículos podem ser bruscas ou imprevisíveis e, muita gente não usa as setas na hora necessária. Essa distância permite ter uma reação a tempo de antever os riscos e evitar uma fatalidade. Com a distância adequada, você consegue diminuir a velocidade e frear a tempo. Não hesite e invista na sua segurança e na precaução ao dirigir em qualquer lugar.

Fonte: Divulgação