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Weleda e SOS Mata Atlântica anunciam parceria para restauração florestal

Weleda e SOS Mata Atlântica anunciam parceria para restauração florestal

quarta, 14 de setembro de 2022
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Iniciativa está alinhada ao propósito da empresa em relação à conscientização sobre a importância do solo

A Weleda, marca suíça de medicamentos antroposóficos e líder mundial em cosméticos orgânicos, anuncia a parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica a fim de regenerar um dos biomas mais ameaçados do planeta. Essa parceria está alinhada à campanha de causa global da empresa: salvar o solo que nos resta. Além de conscientizar sobre a importância do solo saudável, a Weleda busca, na prática, trabalhar com práticas sustentáveis de cultivo e apoiar projetos pelo mundo que contribuam com a proteção do solo, clima e biodiversidade.

O trabalho em conjunto contempla o plantio de 4.300 mudas de árvores nativas até o final de 2022 no estado de São Paulo, em uma região prioritária da Mata Atlântica que esteja em processo de restauração florestal. Além de devolver a vegetação nativa da região, a recuperação da floresta é um importante aliado na saúde e conservação do solo, contribuição para o clima, geração de empregos e preservação da biodiversidade — degradados na maioria das vezes pela pecuária, monoculturas e, consequentemente, o desmatamento. Esses fatores contribuem para a degradação do solo, no qual o mesmo perde todos os seus nutrientes, microrganismos e capacidade de armazenar e filtrar água.

Atualmente, a Mata Atlântica é o bioma mais devastado do país e somente 12,4% da área original da floresta se mantém em pé. Mas, graças ao trabalho da Fundação, já foram plantadas mais de 42 milhões de árvores nativas e apoiados quase 500 parques e reservas, que protegem espécies animais e vegetais.

Após o plantio das árvores, a SOS Mata Atlântica realizará um monitoramento de cinco anos das espécies e espera-se sequestrar 716 toneladas de carbono ao longo de 20 anos que serão reportados via MRV (Monitoramento, Report e Validação) nos inventários de carbono.

Salve o Solo – Em 2022, a Weleda anunciou globalmente um trabalho de conscientização global sobre a importância da preservação do solo e biodiversidade. Para isso lançou a campanha ‘Salve o Solo’, com o propósito de trazer luz ao tema para que as pessoas possam fazer escolhas conscientes em relação ao que consomem, já que o solo é responsável pelo fornecimento de alimentos, ingredientes para medicamentos, cosméticos, roupas e até combustível.

A partir deste ano, a Weleda está investindo 1% do faturamento global (Cerca de €400.000) em projetos que incentivem a proteção climática, preservem a biodiversidade e a conservação do solo ao redor do mundo. A parceria com a SOS mata Atlântica, faz parte deste investimento aqui no Brasil.

A campanha ‘Salve o Solo’ ainda conta com o envolvimento da fundação DIRT – instituição de caridade de regeneração do solo – da modelo e ativista ambiental de renome internacional, Arizona Muse, que também compartilha a mesma paixão da empresa: conservar a saúde do solo.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica – A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira com 35 anos de existência e que tem como missão inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação do bioma mais ameaçado do Brasil por meio do monitoramento do desmatamento e da situação da floresta, da produção de estudos, do diálogo com setores públicos e privados, do aprimoramento da legislação ambiental, da comunicação e engajamento da sociedade.

Sobre a Weleda – Referência em medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais, a empresa suíça completa 100 anos mantendo-se fiel a seu propósito de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas e da natureza. A origem e inspiração da marca vem da antroposofia, uma filosofia que vê o ser humano como parte da natureza e que compreende as pessoas como um ser integral (corpo, mente e individualidade). Pela forte conexão com a natureza, as práticas sustentáveis estão no DNA da empresa desde a fundação, em 1921, como uso de ingredientes de cultivo orgânico e biodinâmico que preservam a biodiversidade e a saúde do solo. Presente em mais de 50 países, a Weleda está no Brasil desde 1959 com um portfólio de mais 60 produtos que podem ser encontrados em grandes redes de farmácias convencionais e de homeopatia, além das lojas próprias e e-commerce.

Além disso, a marca é uma empresa B e faz parte de um movimento internacional que se propõe a causar impacto positivo no mundo e nas comunidades com as quais atuam através de um modelo de negócio que fomente o desenvolvimento sustentável, inclusivo e com preservação ambiental. A Weleda também é membro da UEBT (União para o BioComércio Justo), uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o uso de recursos naturais com responsabilidade e fomenta o crescimento sustentável com desenvolvimento local e conservação da biodiversidade. Os cosméticos recebem a certificação Natrue, selo independente europeu que atesta cosméticos naturais e orgânicos; e IBD, maior certificadora da América Latina de produtos naturais e orgânicos.

Fonte: Divulgação