Sesc Londrina Cadeião Cultural exibe filme de Mazzaropi
Sesc Londrina Cadeião exibe filme de Mazzaropi em homenagem aos 112 anos do ator Em...
Iniciativa está alinhada ao propósito da empresa em relação à conscientização sobre a importância do solo
A Weleda, marca suíça de medicamentos antroposóficos e líder mundial em cosméticos orgânicos, anuncia a parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica a fim de regenerar um dos biomas mais ameaçados do planeta. Essa parceria está alinhada à campanha de causa global da empresa: salvar o solo que nos resta. Além de conscientizar sobre a importância do solo saudável, a Weleda busca, na prática, trabalhar com práticas sustentáveis de cultivo e apoiar projetos pelo mundo que contribuam com a proteção do solo, clima e biodiversidade.
O trabalho em conjunto contempla o plantio de 4.300 mudas de árvores nativas até o final de 2022 no estado de São Paulo, em uma região prioritária da Mata Atlântica que esteja em processo de restauração florestal. Além de devolver a vegetação nativa da região, a recuperação da floresta é um importante aliado na saúde e conservação do solo, contribuição para o clima, geração de empregos e preservação da biodiversidade — degradados na maioria das vezes pela pecuária, monoculturas e, consequentemente, o desmatamento. Esses fatores contribuem para a degradação do solo, no qual o mesmo perde todos os seus nutrientes, microrganismos e capacidade de armazenar e filtrar água.
Atualmente, a Mata Atlântica é o bioma mais devastado do país e somente 12,4% da área original da floresta se mantém em pé. Mas, graças ao trabalho da Fundação, já foram plantadas mais de 42 milhões de árvores nativas e apoiados quase 500 parques e reservas, que protegem espécies animais e vegetais.
Após o plantio das árvores, a SOS Mata Atlântica realizará um monitoramento de cinco anos das espécies e espera-se sequestrar 716 toneladas de carbono ao longo de 20 anos que serão reportados via MRV (Monitoramento, Report e Validação) nos inventários de carbono.
Salve o Solo – Em 2022, a Weleda anunciou globalmente um trabalho de conscientização global sobre a importância da preservação do solo e biodiversidade. Para isso lançou a campanha ‘Salve o Solo’, com o propósito de trazer luz ao tema para que as pessoas possam fazer escolhas conscientes em relação ao que consomem, já que o solo é responsável pelo fornecimento de alimentos, ingredientes para medicamentos, cosméticos, roupas e até combustível.
A partir deste ano, a Weleda está investindo 1% do faturamento global (Cerca de €400.000) em projetos que incentivem a proteção climática, preservem a biodiversidade e a conservação do solo ao redor do mundo. A parceria com a SOS mata Atlântica, faz parte deste investimento aqui no Brasil.
A campanha ‘Salve o Solo’ ainda conta com o envolvimento da fundação DIRT – instituição de caridade de regeneração do solo – da modelo e ativista ambiental de renome internacional, Arizona Muse, que também compartilha a mesma paixão da empresa: conservar a saúde do solo.
Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica – A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira com 35 anos de existência e que tem como missão inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação do bioma mais ameaçado do Brasil por meio do monitoramento do desmatamento e da situação da floresta, da produção de estudos, do diálogo com setores públicos e privados, do aprimoramento da legislação ambiental, da comunicação e engajamento da sociedade.
Sobre a Weleda – Referência em medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais, a empresa suíça completa 100 anos mantendo-se fiel a seu propósito de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas e da natureza. A origem e inspiração da marca vem da antroposofia, uma filosofia que vê o ser humano como parte da natureza e que compreende as pessoas como um ser integral (corpo, mente e individualidade). Pela forte conexão com a natureza, as práticas sustentáveis estão no DNA da empresa desde a fundação, em 1921, como uso de ingredientes de cultivo orgânico e biodinâmico que preservam a biodiversidade e a saúde do solo. Presente em mais de 50 países, a Weleda está no Brasil desde 1959 com um portfólio de mais 60 produtos que podem ser encontrados em grandes redes de farmácias convencionais e de homeopatia, além das lojas próprias e e-commerce.
Além disso, a marca é uma empresa B e faz parte de um movimento internacional que se propõe a causar impacto positivo no mundo e nas comunidades com as quais atuam através de um modelo de negócio que fomente o desenvolvimento sustentável, inclusivo e com preservação ambiental. A Weleda também é membro da UEBT (União para o BioComércio Justo), uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o uso de recursos naturais com responsabilidade e fomenta o crescimento sustentável com desenvolvimento local e conservação da biodiversidade. Os cosméticos recebem a certificação Natrue, selo independente europeu que atesta cosméticos naturais e orgânicos; e IBD, maior certificadora da América Latina de produtos naturais e orgânicos.
Fonte: Divulgação