Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Universidade de Coimbra abre oportunidades para brasileiros

Universidade de Coimbra abre oportunidades para brasileiros

segunda, 12 de abril de 2021
Categoria: noticia

Além da facilidade linguística, brasileiros são atraídos pela oportunidade de estudar em um país europeu. Oportunidade favorece os que foram bem no Enem

O número de brasileiros que se aventuram a cursar a Universidade de Coimbra, em Portugal, vem aumentando a cada ano. A possibilidade de estudar em um país europeu é um dos principais motivos que causam a atração dos jovens, mas os benefícios para quem toma esta decisão são maiores do que isso.

Além da chance de cursar a mais antiga e conceituada faculdade de Portugal, os estudantes brasileiros terão em mãos um diploma respeitado em todos os países que compõem o Espaço Europeu de Ensino Superior. Um fator como este, em conjunto com a experiência de intercâmbio, são valorizados e, consequentemente, concedem pontos a mais em processos seletivos para vagas de emprego.

A Universidade de Coimbra passou a aceitar brasileiros, por meio da nota do Enem, em 2014, pelo Decreto-Lei 36, que liberou aos estrangeiros o acesso ao ensino superior no país. Ela está entre as 20 melhores do mundo no cumprimento do indicador Saúde e Bem-Estar, o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O sistema de ensino da instituição funciona por ciclos. As vagas estão distribuídas em 49 cursos de licenciatura, com duração de seis a oito semestres, que conferem o diploma para exercício profissional. Contudo, algumas áreas como engenharia, odontologia, arquitetura e outras demandam maior tempo de especialização, incluindo na licenciatura o mestrado por mais quatro a seis semestres. Os profissionais formados nesta modalidade recebem, além do diploma, o grau de mestre.

Como ingressar

Para brasileiros, o ingresso pode ser feito a partir do uso da nota do Enem dos últimos cinco anos. A Universidade de Coimbra designa um peso próprio para as notas; sendo assim, cinco pontos no Brasil equivalem a um ponto em Portugal, e o mínimo aceito são 120 pontos, o equivalente a 600 pontos da média do Enem. Este valor chega a ser menor do que muitos cursos oferecidos por universidades federais do Brasil.

É importante que todo o planejamento seja feito com antecedência. Uma alternativa é experimentar a calculadora do Enem, para confirmar se a média atingida foi suficiente para o  ingresso. Assim, você terá mais tempo para se preparar e dar os próximos passos.

A organização financeira será fundamental, até porque não existem apenas os custos com moradia. A anuidade da universidade está estipulada em, aproximadamente, 7 mil euros, mas estudantes que obtiverem 180 pontos e comprovarem a necessidade de apoio financeiro podem concorrer a bolsas de estudo, que dão direito a desconto integral.

O ano letivo em Coimbra se inicia em setembro, mas o processo de seleção é dividido em quatro etapas, que vão oficialmente de março a setembro, com uma extensão para outubro, devido à pandemia. O processo é online e, em um primeiro momento, a documentação exigida é simplificada. Então, para todos aqueles que têm esse sonho, candidatem-se e boa sorte!

Divulgação/Foto: istock