Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
UBS da Warta é entregue após reforma e ampliação

UBS da Warta é entregue após reforma e ampliação

sexta, 22 de novembro de 2019

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito da Warta foi entregue na manhã desta sexta-feira (22), para uso da comunidade, após obras de reforma e ampliação. Às 9 horas, foi realizada uma solenidade, na sede da unidade, que fica na Rua Londrina, 570, com a presença do prefeito Marcelo Belinati e do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Foto: Vivian Honorato

A UBS foi inaugurada em 1978, passou por reconstrução em 1996 e desde esta data não recebia melhorias. A unidade possuía 250,33 metros quadrados de área existente e, agora, após a ampliação, conta com 310,93 metros quadrados. A obra custou R$ 241.150,56 e a empresa que executou o serviço, vencedora do processo licitatório, foi a construtora G8 Eireli.

Foto: Vivian Honorato

No local foram feitos: melhoria nos pisos interno e externo, calçada e acessos; recuperação dos ambientes existentes na UBS com pintura de paredes; revisão e recuperação das esquadrias metálicas; substituição de vidros; melhoria nas instalações hidráulicas; adequação dos rufos, calhas e telhado; adequações de acessibilidade e de sanitários, para pessoas com deficiências; alteração do padrão de energia elétrica, bem como na comunicação visual; e recuperação do abrigo de resíduos.

Houve ainda ampliação da sala da Coordenação e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e na cobertura de carros oficiais, substituição de todos os móveis e equipamentos da unidade, além de instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas de Farmácia, Odontologia e de Vacinação.

Foto: N.Com

O prefeito Marcelo Belinati enfatizou que esta é a 15ª unidade de saúde entregue reformada, desde o início desta gestão, e faz parte de um trabalho de reestruturação da saúde pública de Londrina. “Tudo isso traz condições para que os profissionais de saúde possam atender a população com qualidade. A UBS da Warta estava em um estado de conservação precário e agora foi totalmente remodelada, com tudo novo, para bem atender a população do distrito”, disse.

Foto: N.Com

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que as melhorias proporcionarão um ambiente mais adequado para atendimento da população e para que os servidores possam prestar atendimento da melhor forma possível. “Além das melhorias estruturais, a administração do prefeito Marcelo Belinati também tem investido em recursos humanos. Até agora foram contratados 100 médicos e, nos próximo dias, o prefeito deve anunciar a contratação de outros 100 médicos, voltados para atendimento nas UBSs”, afirmou.

Atualmente, a unidade atende aproximadamente 1.800 pessoas que moram no distrito. No local, são prestadas diversas assistências, como: serviços de enfermagem, odontologia, fisioterapia, clínica-médica, de vacinação, inalação, pré-natal e puerpério. A unidade também conta com uma equipe de ACSs.

Foto: N.Com

A coordenadora da UBS, Márcia Carolina de Mello, disse que o sentimento, com a entrega da UBS, é de alegria e gratidão. “Todos os funcionários da unidade e os moradores do distrito estão agradecidos por esta conquista, pois a obra foi um compromisso que a administração assumiu e cumpriu. Agradeço a todos que não mediram esforços para que isso se concretizasse”, frisou.

Também estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito, João Mendonça; os vereadores Péricles Deliberador, Emanoel Gomes, Guilherme Belinati, Jamil Janene, o deputado federal Boca Aberta, o coordenador distrital da Warta, Regis Choucino, e outras lideranças locais.

Reestruturação – O Programa de Reestruturação da Saúde Pública de Londrina contempla a reforma do PAI e da Maternidade Municipal, além da construção da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro Especializado de Reabilitação (CER), para atender pessoas com deficiência; implantação do Prontuário Eletrônico, do Cartão Saúde Cidadão, Contratação de Médicos, a criação do Centro de Referência em Atendimento a Pediatria e Ginecologia.

Desde o início desta gestão, já passaram por reforma e foram entregues as unidade: do João Paz, Panissa, Maria Cecília, Pind, Selva, Jardim do Sol, Casoni, Alvorada, Centro Social Urbano (CSU), Carnascialli, Piza, Ernani Moura Lima, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Outras UBSs prosseguem em reforma: Paiquerê, Lerroville, Ideal, Santa Rita e Maravilha, além do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.

Outras melhorias – A prefeitura também implantou 71 luminárias LED no distrito da Warta, beneficiando as sete ruas mais movimentadas e, em breve, vai iniciar um projeto que prevê a implantação de 100% de luminárias LED em todos os distritos. Também foram feitos recape asfáltico nas principais vias, instalado um parquinho infantil e executada a pintura do meio-fio e do mobiliário da praça, além de poda e plantio de árvores e flores. Também está sendo finalizada a construção uma escola municipal, no distrito.

Fonte: Prefeitura de Londrina