Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Turismo religioso em Aparecida: conheça a terra da Santa Padroeira Turismo religioso em Aparecida: conheça a terra da Santa Padroeira

Turismo religioso em Aparecida: conheça a terra da Santa Padroeira

Sunday, 27 de September de 2020
Categoria:

Turistas e devotos voltam à cidade após retomada das atividades turísticas

Turismo religioso em Aparecida: conheça a terra da Santa Padroeira

Majoritariamente católico, o Brasil é um dos lugares que mais abriga templos e santuários que anualmente atraem milhares de devotos. O Santuário Nacional de Aparecida, um dos mais visitados do país, já reabriu as portas para fiéis e visitantes.

Situada a cerca de 160 quilômetros de São Paulo, Aparecida detém diversos atrativos turísticos religiosos. O centro histórico é o coração da cidade e é ali que está a Basílica Velha, primeiro templo do país a ser reconhecido pelo Vaticano. Inaugurada em 1745, a igreja foi casa da imagem de Nossa Senhora Aparecida até o ano de 1982, quando foi transferida para o Santuário. Seu surpreendente estilo barroco está preservado e recebe visitantes diariamente. Atualmente, a participação dos fiéis está limitada a 40 pessoas por celebração.

A Passarela da Fé é um dos símbolos da cidade. Inaugurada no ano de 1971, a ponte liga a Basílica Velha ao Santuário Nacional e é o principal trajeto dos romeiros que visitam a cidade. Com quase 400 metros de extensão, seu formato em S homenageia a Santa Padroeira e milhares de devotos, anualmente, atravessam a ponte de joelhos para agradecer pelas intercessões de Nossa Senhora.

A Cidade do Romeiro foi construída especialmente para os peregrinos. O local conta com uma área de 177 mil m², onde há a Capela Nossa Senhora da Esperança, restaurantes, área de convívio e um espaço verde com lago. Além disso, é ali que se inicia o Caminho do Rosário, trajeto de oração e lazer que simula os Quatro Mistérios do Rosário. Ao longo do percurso, é possível apreciar mais de 120 esculturas em 20 cenários diferentes, como um museu à céu aberto. O final da rota é o Porto Itaguaçu, onde a imagem da Santa foi encontrada. Os devotos podem fazer pedalinho ou andar de balsa pelo Rio Paraíba do Sul. Ainda há a possibilidade de fazer o percurso com o Trem do Devoto, que percorre o trajeto de 1,4 quilômetros em cerca de 15 minutos.

Inaugurado em 2006, o Morro do Presépio possui 70 esculturas que representam o nascimento de Jesus, o encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul e atrações como gruta, cascatas, lago e mirante. O Presépio possui 7.345 metros de comprimento e todas as peças foram construídas em tamanho natural.

O Museu Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado em setembro de 1956 e tem um rico acervo sobre a história da devoção a Padroeira do Brasil. O espaço conta com exposições temporárias e permanentes, como a “Rainha do céu, Mãe dos homens”; “Aparecida do Brasil” e “Vitrine com artes de Vitor Brecheret”.

O Campanário faz parte das obras do Jubileu de 300 anos da descoberta da Imagem Santa, bem como o Monumento dos 300 anos. São 13 sinos que representam os 12 apóstolos, sendo o maior deles uma homenagem a Virgem de Aparecida e São José.

Uma das atrações mais recentes do Santuário é o Circuito de Visitação à Cúpula. O espaço conta com 52 painéis coloridos e ilustrativos, além de cerca de 100 objetos em exposição. A obra está localizada sobre o Altar Central, a mais de 50 metros do chão.

O maior destaque, no entanto, fica por conta do Santuário Nacional. Sua construção começou em 1946 quando a pedra fundamental foi lançada. A inauguração só aconteceu em 1982, com a trasladação da Imagem Milagrosa da Basílica Velha para a Basílica Nova. A Torre da Basílica pode ser vista desde a Rodovia Dutra e possui 107 metros de alturas. A Cúpula Central tem 70 metros e está instalada em quase 72 mil m² de área construída. Dentro, há quatro capelas internas – Santíssimo, Batismo, Ressurreição e Velas. A parte mais visitada e importante é o Nicho, onde se encontra a imagem original do século XVII, que está em exposição diária para os devotos.

E para aqueles que desejam ver a terra da Santa Padroeira das alturas, os Bondinhos Aéreos são a melhor opção. Eles ligam o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro e percorrem uma distância de 1,100 km de extensão, a uma altura de até 120 metros. Lá de cima os devotos tem uma vista privilegiada do Santuário e da cidade de Aparecida.

Mais Informações sobre o Santuário Nacional: www.a12.com/santuario

Fonte: Assimptur Assessoria de Imprensa