Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Conheça 5 tendências da odontologia para 2020

Conheça 5 tendências da odontologia para 2020

terça, 23 de junho de 2020
Categoria

A odontologia está em um processo extremamente importante de melhoria contínua que faz com que ano após ano surjam diversas tendências que, se confirmadas, podem melhorar muito a forma com que os pacientes são atendidos e os resultados obtidos em seus tratamentos. Por isso, vamos compartilhar com você nesse artigo 5 tendências da odontologia para 2020. Veja!

1 – Impressão 3D
O uso de impressoras 3D já deixou de ser coisa de filmes de ficção para fazer parte do dia a dia de várias áreas, e a odontologia também vem avançando muito no estudo e aplicação desse tipo de tecnologia.
Esses equipamentos podem agilizar o processo de produção de dentaduras, coroas e próteses em geral, que diminui muito a duração dos tratamentos.
Com isso, os pacientes podem ter agilidade e qualidade, uma vez que as impressoras 3D oferecem produtos de acabamento e textura cada vez melhores. Algumas clínicas já provem desse tipo de tecnologia, o Dr. Rowan Vilar dispõe de tratamentos desse tipo, assegurando ser mais rápido e confortável esse tipo de tecnologia para o cliente.

2 – Tratamento para caries com laser
O famoso barulho do motorzinho do dentista, que apavora tantos pacientes pode estar com os dias contados.
Apesar de ainda ser algo novo, já é possível encontrar clínicas que realizam tratamento para caries com lasers de alta potência substituindo os equipamentos convencionais.
No entanto, o uso desse tipo de equipamento pode trazer problemas para o paciente, caso o dentista não seja altamente capacitado para tal.
Isso porque é preciso muita precisão e controle para que o laser só atinja os dentes, sem danificar as gengivas do paciente.

3 – Anestesias sem dor
É muito comum ouvir relatos de pessoas que deixam de procurar um dentista devido ao medo de agulhas, que são utilizadas na aplicação da anestesia antes de qualquer procedimento realizado pelo dentista.
Mas essas pessoas podem começar a ficar tranquilas, pois já existem testes de alternativas que eliminam os furos na gengiva, por onde é aplicada a anestesia, e que causam todo o desconforto ao paciente.
Processos feito pelo computador são mais precisos, tanto na aplicação, quanto na quantidade de anestésico que é aplicada.

4 – Odontologia cosmética
Apesar da odontologia cosmética ainda não ser reconhecida como uma especialidade da odontologia, as chances de que esse reconhecimento ocorra em breve são grandes.
Afinal a odontologia cosmética realiza procedimentos minimamente invasivos em regiões da face que são amplamente conhecidas de especialidades como a harmonização orofacial e a periodontia. E como os tratamentos estéticos tem a preferência quando o paciente procura uma clínica odontológica especializada, a procura por essa especialidade deve ser maior ao longo de 2020.

5 – Softwares de alta tecnologia
A tecnologia é cada vez mais aliada para dentistas, para que consiga dar conta de todas as tarefas da sua rotina, e em 2020 o uso desses recursos pode trazer muitos benefícios para os pacientes.
Assim tarefas como gestão de estoques, compras de insumos, questões burocráticas e etapas do processo de atendimento ao cliente podem ser executadas de forma muito mais ágil, trazendo benefícios para o dentista e consequentemente para os pacientes.
Todas essas tendências podem melhorar muito a experiência do paciente ao ir até o seu dentista, acabando com velhos medos, e tornando todos os processos mais inteligentes e ágeis, e com isso todos se beneficiam da evolução da odontologia.