Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Secretaria de Saúde conduz atividades de conscientização do Outubro Rosa

Secretaria de Saúde conduz atividades de conscientização do Outubro Rosa

quarta, 25 de outubro de 2023
Categoria

Foto: Emerson Dias / N.Com

Nesta semana, equipes de Unidades Básicas de Saúde levarão rodas de conversa para comunidades de diferentes bairros

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta semana diversas atividades da campanha Outubro Rosa.

Entre as ações programadas, está uma série de rodas de conversa conduzidas por equipes de diferentes Unidades Básicas de Saúde (UBS) junto às comunidades de bairros da região sul. Na manhã de hoje (23), a oficina foi oferecida por profissionais da UBS Parque das Indústrias para as turmas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches. Entre outros assuntos referentes à saúde da mulher, foram abordados o câncer de mama e o câncer de colo do útero, e como agendar a mamografia e o exame preventivo.

O próximo público atendido serão os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Carlos Augusto Mungo Genez, onde a oficina será ministrada pela equipe da UBS Jamile Dequech na quarta-feira (25). E, na quinta-feira (26), os profissionais da UBS Eldorado conduzirão as ações na Paróquia Santa Rita de Cássia, para os integrantes do grupo de atividade física da UBS e membros da comunidade do bairro.

A programação de atividades teve início na última segunda-feira (16) pela manhã, quando profissionais da UBS Piza promoveram uma oficina para um grupo de atividade física com idosos na Igreja Presbiteriana Independente Lagoa Dourada.

Tendo duas horas de duração, a ação foi aberta com um café da manhã comunitário e, na sequência, a equipe da UBS conduziu um bate-papo sobre cuidados com a saúde feminina, com foco no Outubro Rosa. Posteriormente, a roda de conversa abordou a saúde e o empoderamento da pessoa idosa, e a discussão teve como base o conto “A velha senhora indigna” (1965), de autoria de Jacques Rivette.

De acordo com o profissional de Educação Física em Saúde da equipe EMulti da Secretaria Municipal de Saúde, Adair dos Santos, esse segundo momento tratou de questões como a saúde das pessoas idosas e o papel dessas pessoas na sociedade atual. Incluiu, também, uma atividade interativa em que os participantes responderam perguntas e compartilharam experiências.

“Essas ações estão sendo realizadas pelas gerências de Saúde da Mulher e de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde. E, além da campanha Outubro Rosa, nas ocasiões em que contemplam os grupos de idosos, também têm como foco o Mês do Idoso, celebrado em outubro. As duas atividades já realizadas foram muito gratificantes e tiveram dinâmicas bem diferentes, já que a primeira abrangeu idosos, principalmente mulheres, e a segunda foi direcionada aos jovens, que inclusive vão levar essas orientações sobre saúde para as mulheres de suas famílias”, afirmou.

Atividades na UBS Ouro Branco – Já na UBS Ouro Branco, a fisioterapeuta Tatiane Pelaquim elaborou uma série de vídeos que foram distribuídos semanalmente, em outubro, para os participantes dos grupos de fisioterapia da unidade. Os materiais contam com orientações relacionadas aos assuntos das principais queixas dos usuários, incluindo como se prevenir de dores nos pés, coluna e joelhos.

Nesta última semana do mês, em alusão ao Outubro Rosa, o vídeo distribuído trará informações sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero. E, na sexta-feira (27), a partir das 8h, será realizado na UBS o “Café com Prosa”, também alusivo ao Outubro Rosa.

A atividade será iniciada com um momento de autocuidado com exercícios fisioterapêuticos. Em seguida, serão fornecidas informações sobre a campanha Outubro Rosa e, por fim, haverá um café da manhã especial. Os participantes podem levar bolos, sucos e salgados para compartilhar.

Fonte: N.Com