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Score de crédito: o que é e como aumentar o da sua empresa

Score de crédito: o que é e como aumentar o da sua empresa

segunda, 30 de novembro de 2020
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Ter score alto ajuda a conseguir melhores condições em negociações para obter crédito

Score (“pontuação”, em português) é uma ferramenta utilizada por empresas ou pessoas físicas para conseguir boas negociações de crédito. Quem tem o CPF ou CNPJ vinculado a uma boa pontuação é considerado pelos credores um bom pagador, isto é, tem maiores chances de cumprir com o pagamento de débitos futuros também. Por isso, as organizações costumam oferecer oportunidades melhores de pagamento e vantagens para quem possui o score alto.

O sistema vai de 0 a 1.000 pontos e leva em conta, entre outros fatores, o histórico de pagamentos, seja de contas do dia a dia, ou de financiamentos mais longos. As avaliações com até 300 pontos são consideradas baixas; de 300 a 700, uma pontuação média; e a partir de 700 pontos, alta.

É importante monitorar se sua empresa está com boa pontuação. É possível fazer a checagem pela internet; o Serasa, por exemplo, tem uma ferramenta online que permite consultar score pelo CNPJ. Caso a pontuação esteja baixa, haverá mais dificuldades para realizar negociações. Nesse caso, algumas medidas podem ser tomadas para que sua avaliação melhore, ou se mantenha alta, caso a nota já seja boa.

Pague as contas no prazo ou antecipadamente

Não atrasar o pagamento de quaisquer contas vinculadas ao seu CNPJ ajuda o sistema a compreender que a empresa é organizada com suas finanças e está gerando lucro suficiente para se suprir, o que sinaliza comprometimento e boa saúde financeira, características essenciais de um bom pagador.

Quite as dívidas

Uma empresa que já tem outras dívidas dificilmente será vista como uma boa opção a quem conceder crédito. A lógica de que, se há outros débitos em aberto, as probabilidades de alguém que está buscando mais um empréstimo não conseguir dar conta de todas as dívidas se aplica também ao cálculo do score. Portanto, uma das maneiras de fazer a pontuação crescer é quitar o déficit.

Mantenha os dados atualizados

Manter informações da empresa como telefone, e-mail, endereço, capital social, entre outras, atualizadas no sistema da Experian, apesar de ser algo simples e que pode ser ajustado rapidamente, também ajuda no crescimento do score. Isso porque esses dados ajudam outras empresas que buscarem pela sua a entrar em contato de maneira facilitada.

Tenha um comportamento estável

Outro importante fator para ser bem visto pelos credores é evitar altas e baixas constantes no score. Então, cuidado para não fazer tudo corretamente durante alguns meses e depois voltar a ter problemas com os pagamentos das dívidas. No momento em que o crédito for pedido, pode ser avaliado não somente a situação atual da pontuação, como também seu histórico.

Divulgação/Foto: iStock