Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saúde faz primeira reunião para implantação do método Wolbachia em Londrina

Saúde faz primeira reunião para implantação do método Wolbachia em Londrina

quinta, 11 de janeiro de 2024
Categoria

Representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz, Sesa e Opas estiveram presentes para iniciar os trabalhos que buscam reduzir o número de casos de dengue, Zika e Chikungunya

O município de Londrina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu nesta quarta-feira (10) a primeira reunião para a implantação do método Wolbachia na cidade. O encontro ocorreu na sede do SAMU Londrina (avenida Dez de Dezembro, 1.650), e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da SMS.

Londrina é uma das seis cidades selecionadas no Brasil para a implantação do método. As outras cinco cidades que também irão receber a metodologia da Wolbachia são Presidente Prudente (SP), Natal (RN), Uberlândia (MG), Joinville (SC) e Foz do Iguaçu (PR).

Essa escolha se deu pelo fato de Londrina ter implementado muitas melhorias no processo de trabalho do setor de endemias, com a utilização de novas tecnologias, informatização do trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e a criação de software. Também são fatores importantes o fato de a cidade já fazer o monitoramento com ovitrampas nas regiões com maior incidência do vetor, e a descentralização da notificação de casos de dengue para a Unidade Básica de Saúde (UBS), de forma que o tempo resposta entre o caso notificado e a ação de campo do agente seja menor, além do cumprimento de alguns requisitos como a temperatura média mensal e a estratificação de risco. Isso tudo trouxe uma segurança de que os resultados sejam positivos, devido à organização de todo o trabalho de campo que já existe.

Luciano Andrade Moreira, pesquisador da Fiocruz e coordenador nacional da World Mosquito Program (WMP) no Brasil, instituição responsável por gerenciar e implantar o método nas cidades escolhidas, contou sobre os resultados da pesquisa até o momento. “As evidências que nós temos coletado mostram uma eficácia bastante alta para redução de arboviroses, como é o caso da dengue, Zika e Chikungunya. Eu acredito que vai ser primordial essa parceria com o Município para que o método funcione de forma satisfatória e traga essa diminuição de casos”, comentou.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, enfatizou a importância do trabalho em conjunto para que a operação surta efeito e alcance êxito. “O Ministério da Saúde está construindo politicas públicas em parcerias, e isso é muito importante devido a extensão do nosso país e as diferenças de realidades vistas em várias regiões do Brasil. Então, trazer novas tecnologias e essa aproximação com o Ministério da Saúde e com a Fiocruz, é, com certeza, muito bem-vinda. E nós esperamos os bons resultados, que já foram vistos em outras cidades onde o método foi utilizado. E quem sabe, daqui alguns anos nós não precisaremos mais falar em dengue.”

O método – O método visa promover o combate ao vírus da dengue, Zika e Chikungunya, doenças transmitidas através do mosquito Aedes aegypti. Para isso, serão soltos mosquitos que contenham o micro-organismo da Wolbachia, uma bactéria que já é presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas que não está presente no mosquito Aedes aegypti.

Os mosquitos portadores da Wolbachia são produzidos pela Fiocruz, e a intenção é que, através do seu cruzamento com mosquitos selvagens, o resultado seja o aumento de mosquitos portadores da bactéria, que bloqueia arbovírus. Isso irá diminuir proporcionalmente a quantidade de mosquitos contaminados com o vírus da dengue, Zika e Chikungunya. A bactéria Wolbachia não pode ser transmitida para o ser humano e não causa qualquer impacto ao meio ambiente.

É importante lembrar que este novo método em implantação na cidade de Londrina não exclui a importância de se manter as medidas permanentes de combate ao mosquito da dengue. Por isso, a população ainda precisa estar atenta a suas casas e seus quintais em relação a qualquer objeto que possa acumular água e se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti. Existe um planejamento a ser realizado até chegar à fase de “entregar” no ambiente os mosquitos com a Wolbachia.

Fonte: N.Com