Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
RENAS promove Marcha contra a violência sexual infanto-juvenil

RENAS promove Marcha contra a violência sexual infanto-juvenil

quarta, 18 de maio de 2011

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS), por meio do RENAS Grande Londrina, promove nesta quarta-feira, 18, às 18h30, a ?Marcha contra a violência sexual infanto-juvenil?.

A marcha terá como ponto de saída a Praça do Monumento à Bíblia. Após a concentração, os participantes seguem caminhando até a Câmara Municipal de Londrina, onde será realizado um ato solene.

A caminhada conta com a presença de aproximadamente 500 pessoas, entre crianças, adolescentes, membros do CREAS III, do RENAS e a Comissão Interinstitucional de Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes (SEMEAR) .

Na Câmara Municipal de Londrina, o grupo Solidariedade Sempre, que está formando uma orquestra, vai receber os participantes da caminhada com música. No local, também, estará o grupo Kaírós, com apresentações de dança e teatro. A solenidade terá a presença do prefeito Barbosa Neto, da secretária de Assistência Social, Jaqueline Micali, entre outras autoridades relacionadas ao tema.

De acordo com a coordenadora do Renas Grande Londrina, Selma Frossard Costa, a marcha acontece nas 12 capitais, que serão sedes da copa do mundo de 2014, e também em algumas cidades do interior de vários estados do país.

Em Londrina, essa é a primeira caminhada, mas, em âmbito nacional, é a terceira Marcha contra a violência sexual infanto-juvenil. ?O objetivo dessa caminhada é chamar a atenção da comunidade para a questão da violência sexual infanto-juvenil, um tema triste que precisa ser abordado?. completou a coordenadora do RENAS.

A marcha integra a X Semana Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, que iniciou nesta segunda (16) e prossegue até sexta-feira (20).  O objetivo da semana é incentivar a discussão sobre a violência cometida contra as crianças e o impacto que isso pode ter em seu crescimento, através de atos públicos e de livros.  

A semana é uma organização da Secretaria de Assistência Social, através do CREAS lll. O CREAS é um programa que tem o objetivo de realizar atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas de violência.

Desde sua implantação, em maio de 2002, mais de 2.800 crianças, vítimas de abuso sexual, foram beneficiadas. Atualmente, 1.169 famílias recebem atendimento, sendo que 60 novos casos são registrados mensalmente. 

Lançamento do livro

Também nesta quarta, às 16h, será realizado o lançamento do livro O Segredo da Tartanina: Um livro a serviço da proteção e prevenção contra o abuso sexual infanto-juvenil, cujas autoras são as psicólogas Alessandra Rocha Santos Silva, Sheila Maria Prado Soma e Cristina Fukumori Watarai. O lançamento será nas Livrarias Curitiba no Shopping Catuaí.

Segundo a autora e coordenadora do CREAS III, Alessandra Rocha Santos Silva, o livro serve como uma ferramenta para auxiliar na prevenção e também na identificação, em casos de suspeita de abuso sexual contra crianças. ?O livro conta a história de uma tartaruga que sofreu abuso sexual, o livro foi elaborado para auxiliar na revelação das crianças que sofreram abuso sexual e também como forma de prevenção?. afirmou. 

Fonte: N.Com.PML

Mais detalhes:

Marcha contra a violência sexual infanto-juvenil Horario: 18h30 Concentração e Saída: Praça do Monumento à Bíblia - Rua Souza Naves, próximo ao Lago Igapó Lançamento do Livro Horario: 16h Local: Livrarias Curitiba no Shopping Catuaí