Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Como reaproveitar comidas que sobram na ceia de Natal?

Como reaproveitar comidas que sobram na ceia de Natal?

domingo, 06 de dezembro de 2020
Categoria

Nas suas festas de fim de ano, sobra comida por dias? Entenda como reaproveitar de forma saudável e sem desperdício

O Natal e o Réveillon são comemorações que, tradicionalmente, contam com diferentes pratos e alimentos para o momento da ceia. Em muitos casos, sobra comida para o almoço do dia seguinte e até para dias posteriores. Mas até que ponto a repetição dessa refeição é saudável e segura?

Uma das principais dicas é, de fato, não exagerar na hora dos preparos. Contabilize o total de pessoas que irão comer e tenha em mente que, apesar das tradições, comida estraga se não consumida no período próprio. Alimentos com molho, por exemplo, não podem passar de três dias na geladeira.

É válido analisar também o que ficou exposto muito tempo sobre a mesa em temperatura ambiente. Se o aspecto de cor e aroma forem alterados, é necessário descartar. Uma dica para saladas frescas é não temperar, mas, sim, deixar o tempero à parte. Dessa forma, poderá ser consumido por mais dias. Para frutas, é interessante cortá-las somente no momento do consumo – assim, não ficam expostas nem atraem moscas.

Para as sobras de carne, preparadas em forno à gás de cozinha, fogão à lenha ou micro-ondas, como peru, frango e pernil, a dica é reaproveitá-los como lanches e aperitivos. Use a criatividade e faça coxinhas, lanches de pernil, tortas e outros. Dessa forma, eles ganharão nova atratividade entre os convidados.

Se o seu objetivo, no entanto, é congelar para os próximos fins de semana, saiba que os recipientes de vidro com tampa vedatória são os mais indicados. Caso não tenha tampa, o uso de papel-filme também é recomendado. Neste ponto, vale um alerta: não congele alimentos que foram reaquecidos, pois perdem as propriedades e deixam de ser saudáveis para o organismo.

Divulgação