Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto Comunica Cultura divulga produções culturais de Londrina

Projeto Comunica Cultura divulga produções culturais de Londrina

quinta, 20 de outubro de 2022
Categoria


Iniciativa veiculada nas redes sociais se soma ao trabalho que já é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, voltado à divulgação de projetos distribuídos por Londrina

Os perfis da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) no Instagram e Facebook passaram a contar com um reforço para a criação e difusão de suas publicações, graças ao apoio do projeto Comunica Cultura. Visando dinamizar a comunicação relativa a eventos culturais, a partir de políticas públicas, a iniciativa conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e foi selecionada através do Edital n° 002/2022, voltado a projetos estratégicos para a realização de Programas Estruturantes.

O projeto é realizado pelo Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina (Kinoarte), associação cultural sem fins lucrativos que já atua há muito tempo em Londrina e se destaca pelo alto nível de seu trabalho. Tendo em sua equipe profissionais como Bruno Gehring, Luciano Pascoal, Lúcio Flavio Moura e Rodolfo Leonardo Ribeiro, o Comunica Cultura busca gerar conteúdo de qualidade e com frequência, sob orientação da SMC.

Os conteúdos que já estão sendo veiculados incluem a Agenda Cultura, série de posts que divulga informações sobre os eventos que movimentam a cidade, incluindo datas, horários, locais e valores das entradas; e “Cultura que Figura!”, um álbum dos diversos personagens e produtores que fazem a cultura de Londrina acontecer. Além disso, o projeto também abrange as seções “Feito na Fábrica”, que destaca os projetos que integram o programa Fábrica – Rede Popular de Cultura; “Cultura Comunidade”, voltado a revelar o alcance da produção cultural no dia a dia do londrinense e das diversas comunidades impactadas; e Londrina + Cultura, que vai abranger o que a política pública cultural fomenta e promove por meio do Promic.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, o Comunica Cultura pretende preencher uma lacuna na vida cultural de Londrina. “É um espaço onde se pode encontrar as informações sobre a nossa intensa vida cultural, os shows, palestras, encontros, oficinas e cursos, enfim, tudo o que constitui o universo da cultura. A agenda não tem importância apenas para a divulgação e fomento de nossa produção, ela também é importante como suporte para estimular cada vez mais o contato da população com o fazer cultural de nossos artistas”, frisou.

Ainda segundo Pellegrini, o projeto contribuirá para estreitar os laços entre produtores e comunidade, além de estimular a economia da cultura, favorecendo toda a cadeia que vai de produtores a técnicos, estabelecimentos e projetos. “Isso impacta, inclusive, no estímulo ao turismo, tanto regional como nacional, valorizando o fazer cultural e contribuindo para dar à cultura o espaço e reconhecimento que ela merece”, salientou.

O coordenador da iniciativa, Bruno Gehring, frisou que o Comunica Cultura vem para agregar as diferentes produções culturais e mostrar para a cidade a diversidade cultural existente em Londrina. “Produzimos muita cultura, graças à política pública que temos desde os anos 2000 e agora, mais de 20 anos depois, temos a oportunidade de furar a bolha cultural de agentes que produzem e participam da cultura. Queremos mostrar para a população em geral que a cultura está presente e é direito de todos e, através das redes sociais, nós conseguimos alcançar essas pessoas”, disse.

Para o coordenador do Programa Fábrica – Rede Popular de Cultura, Valdir Grandini, o projeto vai proporcionar um panorama do que é realizado na área da cultura em Londrina. “É importante saber o que existe e o que está acontecendo na cidade e, por meio dessas publicações nas redes sociais, as pessoas que queiram saber o que vai acontecer durante a semana, vão ter onde se informar”, destacou.

Fonte: N.Com