Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto Casa Dia oferece acompanhamento diário aos idosos

Projeto Casa Dia oferece acompanhamento diário aos idosos

sexta, 26 de abril de 2019

Iniciativa da Secretaria Municipal do Idoso busca garantir cuidado e atendimento em horário comercial, permitindo que o cuidador trabalhe ou estude

Projeto Casa Dia oferece acompanhamento diário aos idosos

Foto: Divulgação

Londrina possui, aproximadamente, 65 mil pessoas com 60 anos ou mais, segundo o último censo do IBGE, divulgado em 2010. E, diante do aumento constante dessa população, a Prefeitura de Londrina está implementando políticas públicas que garantam a qualidade de vida e melhor assistência aos idosos. Uma delas é o projeto Casa Dia, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Idoso (SMI).

O projeto Casa Dia é um serviço já existente na rede privada e que agora será oferecido pelo Município. Idosos com grau leve ou moderado de dependência serão atendidos em entidade conveniada, onde irão receber refeições e participar de atividades físicas e de lazer, aprender a produzir artesanatos, entre outras ações. O lançamento oficial do projeto será no dia 8 de maio, às 10h30, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

Para a realização do projeto, a SMI publicou o edital de Chamamento Público 001/2018, e a instituição que atendeu todos os critérios foi a Cristma – Movimento Cristo Te Ama. Inicialmente, estão disponíveis vinte vagas de atendimento, para o período das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Os idosos que participarem do projeto Casa Dia terão à disposição uma equipe técnica e multiprofissional, composta por fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, enfermeiro, psicólogo, cozinheiro e técnico de enfermagem.

As vagas são destinadas àqueles que forem aprovados por triagem feita pela SMI. Dentre os critérios, serão analisada a condição socioeconômica da família. “Nosso objetivo não é tirar a responsabilidade do cuidador, mas sim permitir que, enquanto ele trabalha, o idoso tenha um convívio social e receba os auxílios necessários, garantindo seu bem-estar e segurança”, explicou a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon.

Outro benefício que a oferta do serviço Casa Dia deverá promover é um aumento no vínculo familiar, especialmente entre os cuidadores que são responsáveis pelo idoso. “Na rede pública esse é um serviço novo, então nesse primeiro momento vamos avaliar como será seu funcionamento. Sabemos que as famílias enfrentam dificuldades para cuidar dos idosos, especialmente por conta das obrigações com o trabalho, e ter a oportunidade de garantir esse acompanhamento através do Casa Dia tranquiliza os cuidadores e ajuda a reforçar os laços familiares. Por isso, a nossa previsão é que ao menos parte desses idosos não irão ocupar vagas nas instituições de Longa Permanência para Idosos (LPIs)”, detalhou a secretária.

Os interessados em participar do projeto passam por uma triagem, feita pela Gerência de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal do Idoso. Para tanto, a equipe realiza entrevistas e avaliações psicossociais dos interessados ou idosos, encaminhados pelos serviços da rede socioassistencial ou por meio da busca espontânea. Quem desejar, pode agendar a avaliação na Central de Vagas da SMI, pelo telefone 3375-0223.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, 3375-0223.

Fonte: N.Com