Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeitura inicia remoção de árvores em áreas públicas

Prefeitura inicia remoção de árvores em áreas públicas

segunda, 27 de maio de 2019

Agora o Município tem contrato com empresa terceirizada, por meio de processo licitatório, para prestação de serviços de remoção de árvores em áreas públicas, bem como a trituração e transporte dos resíduos gerados. Na manhã de hoje, a pedido do prefeito Marcelo Belinati, o secretário da pasta, José Roberto Behrend, apresentou os serviços e equipamentos do contrato para a imprensa, na Vila Brasil, região central.

Foto: Vivian Honorato

A empresa vencedora da licitação é a Polly Verde. Ela irá receber R$ 2.305.692,00 para 18 meses de execução contratual. A estimativa da SEMA é remover, neste período, 3.600 árvores localizadas na zona urbana e distritos, já deferidas por meio de vistorias e laudos emitidos pela equipe técnica da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA). Para chegar nesta meta, a empresa deverá remover 200 árvores por mês.

Foto: Vivian Honorato

O cronograma do local de execução será definido pela SEMA, baseado no tempo de espera do requerimento, e também no risco que a árvore oferece. Segundo Behrend, há processos de remoção de árvores parados na fila de espera desde 2009. Ele explicou que nos quatro primeiros meses do trabalho, a equipe deverá priorizar 944 processos que estão na fila de 2009 a 2016. “Temos processos aguardando há muito tempo, alguns há 10 anos, e por conta dos riscos que isso oferece e até por uma questão de saúde pública, é fundamental que esse serviço seja realizado. Com este trabalho, o município espera dar uma dinâmica maior ao serviço e uma resposta mais rápida para a população, em relação aos pedidos de remoção”, enfatizou.

Além da área urbana, serão atendidos os distritos de Paiquerê, Irerê, Lerroville, Guaravera, São Luiz, Selva, Warta, Maravilha, Guairacá e Espírito Santo. O contrato também prevê que empresa auxilie o Município em caso de demandas emergenciais, como vendavais, que já aconteceram diversas vezes em Londrina, envolvendo a queda de árvores e galhos.

Foto: Vivian Honorato

Todos os equipamentos, veículos e equipe para a realização dos serviços serão fornecidos pela empresa contratada. Ela deverá dispor, no mínimo, dos seguintes equipamentos: dois caminhões basculantes, dois veículos para transporte de passageiros e equipamentos longos, um caminhão com carroceria de madeira, com no mínimo cinco metros de comprimento, doze motosserras à gasolina, sendo seis pequenas, quatro médias e duas grandes, além de duas motopodas à gasolina, para podas em locais de difícil alcance.

O contrato determina que seja feita a eliminação de toda parte aérea e do caule das árvores, em uma altura máxima de 10 centímetros do nível acima do solo. A empresa também deverá realizar a trituração das folhas e galhos com equipamento específico, bem como transporte dos resíduos gerados, como galhos, folhas, caule, lenha e outros.

Para fazer a solicitação de remoção de uma árvore, o cidadão deve se dirigir à sede administrativa da SEMA, no setor de Protocolos de Serviços. A Secretaria abre de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza. Após preencher um requerimento, os técnicos da SEMA fazem uma avaliação da espécie da árvore e das condições em que ela se encontra, para emitir ou não autorização para o corte. Caso a resposta seja positiva, é emitido um parecer e a processo fica aguardando a execução. Os cidadãos que não querem ficar na fila de espera também podem contratar uma empresa para fazer a remoção, mediante assinatura de um Termo de Compromisso emitido pela SEMA.

Fonte : Prefeitura de Londrina