Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Pente fino alcança marca expressiva de 4 mil avaliações

Pente fino alcança marca expressiva de 4 mil avaliações

terça, 11 de julho de 2017

Programa que visita colégios estaduais em busca de novos talentos tem cumprido papel importante na renovação da equipe de competição

Pente fino alcança marca expressiva de 4 mil avaliações - LondrinaTur

Foto: Rafael Souza/Assessoria de Imprensa

O programa Pente Fino alcançou uma marca importante na última semana. Lançado no ano passado com o objetivo de analisar crianças e jovens de escolas estaduais em busca de novos talentos, o Pente Fino chegou a 4 mil avaliações somente neste ano.

Para chegar a este número, a comissão avaliadora do projeto visitou quatro colégios estaduais de Londrina: Adélia Barbosa, José Carlos Pinotti, Lúcia Barros e Pe. Wistremundo Roberto Peres Garcia, além da escola municipal Sonia Parreira Debei, que transformou-se em polo de outro programa importante do projeto, o Atletismo Kids.

Nas escolas, o trabalho é feito em conjunto com o professor de Educação Física. Os avaliadores realizaram testes força, impulsão e velocidade. Os de melhor aptidão são selecionados para treinar às segundas e quartas feiras, no centro de treinamento da equipe, que atualmente funciona no Estádio do Café. O transporte fica por conta do projeto.

Destes 4 mil avaliados, 130 já foram convocados para treinar junto com a equipe e outros 240 farão testes de pista nos próximos dias. É neste momento que os jovens são direcionados às modalidades nas quais se destacaram nos testes iniciais na escola. “Aquele que vem para a velocidade, pode fazer os 100, 200, 400 metros, provas com barreiras, o que vem pro arremesso pode fazer o peso, o disco, o dardo, assim acontece nos saltos também. Mas já aconteceu de algum se destacar na velocidade e se mostrar habilidade para o arremesso”, conta o coordenador do programa Pente Fino, Felipe Casonato.

Alguns dos atletas descobertos no Pente Fino e já integrados à equipe de competições já participam da fase final dos Jogos Escolares do Paraná, marcada para o final deste mês, em Apucarana.

A meta, segundo ele, é passar por mais 12 colégios e alcançar os 15 mil alunos avaliados até o final do ano. A tendência é que as avaliações sejam aceleradas visando a formação da equipe para os Jogos da Juventude e para o Campeonato Paranaense pré-mirim e mirim, ambos em setembro. “Vamos intensificar os testes no mês de agosto para eles terem condições de defender a equipe e a cidade nestas duas competições, e pensando a longo prazo, também nos Jogos Escolares do ano que vem”, encerrou Casonato.

Fonte: Divulgação