Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Paraná Faz Ciência lança primeira edição presencial em Londrina

Paraná Faz Ciência lança primeira edição presencial em Londrina

quarta, 08 de novembro de 2023
Categoria

Foto: André Ridão/UEL

Evento, que está sendo realizado durante essa semana no Campus da UEL, apresenta o que há de mais atual em produção em ciência e tecnologia pelas instituições de ensino do Estado

a noite de segunda-feira (6), teve início a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023. O evento de abertura contou com a presença de autoridades, representantes de universidades, estudantes e professores no Teatro Ouro Verde. A extensa programação, com painéis, palestras e oficinas, segue ao longo de toda a semana, com encerramento na próxima sexta-feira (10).

O Paraná Faz Ciência 2023 é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em parceria com a Agência Araucária, Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI) e a Universidade Estadual de Londrina. E a Prefeitura de Londrina é uma das entidades apoiadoras do evento.

Na solenidade, o secretário de Ciência e Tecnologia Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, assinou a autorização para a liberação de recursos na ordem de R$ 28,9 milhões. Os valores serão destinados a 67 projetos de pesquisa e desenvolvimento que serão desenvolvidos nas universidades estaduais do Paraná, no âmbito do programa do programa Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni).

Representando o prefeito Marcelo Belinati, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, enalteceu a relevância do evento. “É um momento histórico para o Paraná, especialmente para Londrina. É um privilégio sediar o maior evento de ciência e tecnologia do estado e um dos maiores do país”, disse.

Canziani citou, ainda, o curso recém-implantado na UEL. “Quero agradecer ao secretário de Estado Aldo Bona e ao governador Ratinho Júnior pela decisão correta de trazer o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial  que, de imediato foi o quinto curso mais procurado no vestibular”, concluiu.

A reitora da UEL, Marta Favaro, frisou que a ciência do Paraná está intimamente ligada às IEES, em uma ação transversal que une estudantes, professores e agentes universitários. Segundo ela, essa ciência tem capacidade de transformar a vida das pessoas por meio de novas tecnologias, serviços e inovação. Marta destacou que o processo de produção científica é uma construção coletiva, uma muralha que afasta o obscurantismo. “É isso que vai fazer a diferença na vida das pessoas. É vida, força, ciência, potência, transformação”, frisou.

E o presidente da Agência Araucária, Ramiro Wahrhaftig, lembrou que o sistema paranaense de ciência e tecnologia, embora robusto, é bastante novo. O fomento para a área completou 40 anos em 2023. A Secretaria de Ciência e Tecnologia foi criada em 1987 e a Agência Araucária foi fundada um ano depois. Wahrhaftig também elogiou a iniciativa do Governo do Estado em aplicar integralmente 2% da receita tributária do Estado em ciência e inovação.

Propriedade intelectual –  Durante o evento, a SETI entregou os certificados para os cinco finalistas do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) – Edição 2023. Os contemplados também receberam, simbolicamente, um cheque no valor de R$ 200 mil que deverão ser aplicados no desenvolvimento de soluções inovadoras. O Prime tem como objetivo transformar o resultado de pesquisas em novos negócios, produtos e serviços para o mercado, em benefício da sociedade, fomentando a inovação e a propriedade.

Programação – A Semana de Ciência e Tecnologia será dividida em seis eixos temáticos: Eixo 1: Ensino Superior do Futuro; Eixo 2: Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação; Eixo 3: Visitas Técnicas; Eixo 4: Oficinas; Eixo 5: Cultura e Arte; e Eixo 6: Eventos acadêmicos. O cronograma completo está disponível no portal do Paraná Faz Ciência 2023.

As visitas serão realizadas entre 7 e 9 de novembro, em locais como o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), no Hospital Universitário (HU), os Museus de Anatomia e de Zoologia e a Rádio UEL, que traz curiosidades como uma discoteca onde pode ser encontrada raridades da MPB, da música instrumental e erudita e um minimuseu do rádio.

Voltadas para o desenvolvimento de atividades práticas e temáticas com pequenos grupos, as mais de cem oficinas do Paraná Faz Ciência 2023 também estão com inscrições abertas. As atividades são gratuitas, disponibilizadas de modo presencial e remoto, entre dias 7, 8 e 9 de novembro, nos três períodos – manhã, tarde e noite.

As oficinas são abertas aos mais diversos públicos, de estudantes da educação básica a professores do ensino superior e à comunidade externa.

Autoridades – Também participaram da cerimônia de abertura do Paraná Faz Ciência 2023 a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Juana Nunes; o coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Marcus Friedrich Von Borstel; o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Miguel Sanches Neto; o diretor de Ciência e Tecnologia da SETI, Marcos Aurélio Pelegrina; e o diretor de Ensino Superior da SETI, Osmar Ambrósio de Souza.

Representado as universidades, estiveram presentes o reitor Leandro Vanalli, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Alexandre Webber, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Fábio Hernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Rose Darc, pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Fábio Neia, reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Ricardo Marcelo Fonseca, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Diana Araujo Oereira, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Compareceram ainda a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Campus de Londrina, Kátia Socorro Bertolazi; e a diretora da PUCPR, Campus Londrina, Nádina Aparecida Moreno.

Fonte: N.Com