Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
O que você precisa fazer para ser promovido O que você precisa fazer para ser promovido

O que você precisa fazer para ser promovido

Friday, 21 de May de 2021
Categoria:

Existem dois pré-requisitos que fundamentam qualquer tipo de promoção interna na empresa: alto potencial e alto desempenho. Confira!

Se você é alguém que busca galgar posições na companhia onde trabalha, é importante saber que existem dois pré-requisitos que fundamentam qualquer tipo de promoção interna: alto potencial e alto desempenho. Sim, esqueça o tempo de casa.

O que é potencial? A capacidade que você demonstra ter de realizar um trabalho futuro de maior complexidade. Ou seja, o quanto de expectativa eu posso depositar em você se assumir um papel mais robusto do que o atual.

Todos temos algum tipo de potencial, mas às vezes ele é insuficiente para uma transição de cargo. A pessoa consegue evoluir na mesma posição, mas não pode ser designada para um trabalho de outra natureza – ou mais exigente – porque não dá conta.

De forma objetiva, você apresenta alto potencial quando evidencia que pode receber até duas promoções nos próximos cinco anos. Parece ser precioso demais para permanecer preso ao cargo que ocupa no momento. Tem tudo para “ir mais longe”.

O outro critério que empresas sérias consideram na hora de promover alguém é o desempenho do colaborador. Uma pessoa não pode ser alçada simplesmente porque fala três idiomas com fluência, acaba de concluir um MBA e todo mundo gosta dela. Também é preciso conferir o seu histórico de entregas. Ter uma boa resposta à pergunta: “Quais resultados incríveis você alcançou nos últimos meses e provam que vem excedendo aquilo que é esperado?”

O que quero dizer é que você está apto para ser promovido se – e apenas – quando apresenta um alto potencial e ainda faz mais do que o combinado. Entrega 120% das suas metas. Atinge os alvos e vai além.

Quem apenas cumpre o papel atual merece continuar bem empregado, porém é um equívoco promovê-lo. Quando estamos diante de alguém com um desempenho espetacular, mas um baixo potencial, a solução mais viável é aumentar o seu salário. E se o potencial é alto, mas o desempenho está aquém, ele precisa ser acompanhado de perto pelo gestor para começar a performar o quanto antes.

Pensando nisso, duas dicas preciosas:

— Para aumentar o seu potencial, desenvolva novas habilidades em vez de simplesmente acumular novos conhecimentos. Aprender a fazer coisas que são relevantes e pouca gente domina vale muito mais do que buscar um monte de certificados que talvez não lhe sirvam para nada.

— Descubra o que precisa mudar em seu dia a dia para realizar o seu trabalho em um nível que outros não conseguem igualar. Afinal, o desempenho de alguém é realmente acima da média somente quando essa pessoa tem uma entrega bastante superior ao de outras que realizam as mesmas tarefas.

Portanto, lembre-se: não é o seu chefe que o promove e sim você mesmo! Ele só assina os papéis. E quando chegar a sua hora, se a empresa for míope para perceber que você precisa logo de uma nova oportunidade, pode ter certeza de que o mercado não cometerá o mesmo erro.

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).