Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
O que cabe em um balaio de gato? Carlos Francovig lança livro pela Atrito Editora

O que cabe em um balaio de gato? Carlos Francovig lança livro pela Atrito Editora

segunda, 19 de setembro de 2016
Categoria: noticia

Ouro Verde e Café Quente e Figueira Branca são outras publicações do autor

Balaio de gato traz, em forma de poemas lúdicos, um universo de personagens composto por bichos, fenômenos naturais, objetos e pessoas que remetem às lembranças mais profundas e primeiras da nossa vida. Nesta coletânea, Carlos Francovig resgata a pureza das indagações e afirmações, dos sentidos e das sensações, das cores e dos amores e lança-nos para além de nós mesmos, muitas vezes frios, distantes e estanques do mundo.

Sim, poemas lúdicos como adverte o autor, pois eles divertem e propiciam prazer conduzindo o leitor a um estado de inteireza, de encontro consigo mesmo através da imaginação e da liberdade. Brincar com poesia como se brinca com uma bola, uma boneca. Como quem não quer nada, a não ser marcar o tempo presente e contemplá-lo.

O que cabe em um balaio de gato? Carlos Francovig lança livro pela Atrito Editora - LondrinaTur

É surpreendente como Francovig dá vida ao prego, ao martelo, ao caneco, à bicicleta. Expõe dialeticamente relações de força, opressão e reação permeadas com ternura, com equilíbrio e concisão, com autenticidade e respeito pelo leitor. Em seus versos, o poeta oferece belos toques sobre a potência da imaginação. Versos que recheiam um balaio repleto de gatos, elefantes, peixes, passarinhos, sacis e muito mais. Algo como perceber alguma coisa diferente no usual e se divertir com tal percepção. Todo mundo já passou por algo parecido, aquele momento em que a realidade deixa de fazer sentido e é ocupada pela fantasia. Algo como imaginar um elefante andando de bicicleta pelas ruas da cidade. Algo como pensar numa centopéia entrando numa pequena loja de sapatos. Algo como abraçar um morcego de pelúcia. Ou seja, algo como olhar o mundo com os generosos olhos da alegria. Nos poemas de Carlos Francovig esses momentos são revelados e ampliados numa coleção de delicadas surpresas. Numa coleção de situações inusitadas que surgem a partir de um toque de surpresas. Aparecem coisas como um sujeito pequeno, magro, narigudo e o mais importante: um ótimo comedor de biscoitos. Surge uma nuvem no céu, no formato de um ratinho, capaz de afugentar outras nuvens na forma de elefantes. Aparecem formigas que, nas madrugadas e disfarçadas de dedos humanos, invadem potes de doces (ou seriam o contrário, dedos disfarçados de formigas?). E até um rato que acha que seu pai é um pato. “Balaio de Gato” é um convite às crianças adentrarem no lugar especial das palavras. Aquele lugar em que as palavras dizem mais do que geralmente dizem no cotidiano. Aquele lugar onde há um sentido maior nas palavras, não apenas uma sucessão de letras que o alfabeto oferece. Um tipo de brincadeira divertida que só a poesia pode oferecer.

O livro traz o selo da Atrito Arte Editora, editora londrinense fundada por Christine Vianna que possui em seu catálogo 100 títulos e dedica-se a publicação e divulgação, principalmente de autores londrinenses. Balaio de Gato é ricamente ilustrado por Daniele Stegmann. Este projeto foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Londrina (PROMIC).