Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Museu Histórico de Londrina completa 49 anos neste mês Museu Histórico de Londrina completa 49 anos neste mês

Museu Histórico de Londrina completa 49 anos neste mês

Friday, 13 de September de 2019

O Museu Histórico de Londrina completa no dia 18 de setembro  49 anos de criação. O início de suas atividades foi em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas. Em 1974 passou a ser Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina. Para melhor adequação do acervo, em 1984, 10 anos depois,  foi assinado convênio de Cooperação Cultural entre a Prefeitura de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina para ocupação do prédio da antiga Estação Ferroviária. O Município entregou o prédio devidamente restaurado. O Museu passou a ocupar uma área de 2.670 m² de construção, localizado em uma área de 11.973m². Em 1987 o Museu já estava funcionando na antiga Estação Ferroviária.

Museu Histórico de Londrina completa 49 anos neste mês

Visando uma melhor adequação de seus acervos e definição de objetivos, em 1997, iniciou o processo de revitalização com a ajuda de profissionais especializados, juntamente com voluntários de diversas áreas, através da Associação dos Amigos do Museu – ASAM, empresas londrinenses e a sociedade em geral. Em dezembro de 2000, o Museu Histórico foi reaberto ao público com espaços adequados para exposições e para preservação de seus acervos.

Atualmente o Museu funciona com os seguintes espaços: Galeria Histórica; Galeria de Mostra Temporária; Setor de Biblioteca e Documentação; Setor de Imagem e Som; Setor de Museologia; Setor de Divulgação; Secretaria e Diretoria. O Museu é um espaço múltiplo.  Desenvolve atividades culturais e educativas mensalmente com apresentações artísticas, oficinas e visitas monitoradas através de vários projetos voltados à Comunidade, entre outras atividades.  Como Museu universitário constitui-se em um espaço rico para pesquisadores, considerando o seu acervo com mais de um milhão e duzentos mil itens. E como espaço formativo, desenvolve ações com a presença de estagiários da área de educação bem como, recebe profissionais da Mídia, acadêmicos e professores de cursos superiores e alunos dos ensinos fundamental, Médio e Superior.

O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082. Horário de funcionamento do Museu ao público: de terça a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 14h30 ás 17h30. Sábados e domingos das 9h ás 11h30 e das 13h30 ás 17horas. Contato com a Diretora do Museu Profa. Edméia Aparecida Ribeiro (43) 99101-7581.