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Marketing odontológico na prática

Marketing odontológico na prática

quarta, 14 de maio de 2014
Categoria: noticia

O termo “marketing odontológico” não é mais novidade para os profissionais da odontologia. O marketing já faz parte do cotidiano de várias clínicas e consultórios odontológicos de nossa região.

O profissional que desenvolve estratégias de marketing em sua atividade é aquele que já percebeu que seu consultório deve ser gerenciado como uma empresa prestadora de serviços, no caso, serviços de saúde. é aquele que enxerga seu paciente como um cliente a ser satisfeito e conquistado a cada contato. é o dentista compromissado com a qualidade de seu serviço, com a excelência no atendimento, com a profissionalização de sua equipe, com a satisfação de seus clientes.

Quando nos referimos ao marketing odontológico, não estamos nos restringindo às ações de propaganda a serem desenvolvidas pelo profissional de odontologia. Além da comunicação, o marketing envolve também o atendimento ao cliente, a prestação dos serviços, a apresentação do consultório, a conveniência, a definição dos honorários, entre outros.

Investir nas instalações e nos equipamentos de seu consultório é uma estratégia importante no plano de marketing odontológico. A começar pela sala de recepção. é importante que ela seja confortável, organizada, e que transmita profissionalismo e higiene. Poltronas e sofás limpos e confortáveis, um som ambiente tranqüilo ao estilo flashback, lounge, ou MPB (fazendo jus ao termo “música de consultório”), revistas atualizadas, rede wi-fi disponível. Tudo para que o cliente se distraia e se sinta relaxado antes do atendimento.

Quanto à comunicação, algumas ações se mostram eficientes, exigindo pouco investimento. A criação e manutenção de um perfil profissional nas redes sociais – Facebook, Linkedin – podem se mostrar valiosas. Cuidado e atenção deve ser dado em relação ao conteúdo postado nessas redes. Como o objetivo é a promoção profissional, recomenda-se postagens sobre artigos e novidades da área odontológica, bem como informações sobre cursos e novas titulações conquistadas pelo dentista. Vale também dicas e orientações sobre higiene bucal. Proferir palestras a associações de classe, instituições de ensino e entidades filantrópicas podem render bons frutos. Sugerimos também escrever artigos para revistas, jornais e tablóides da cidade. Não se preocupe aqui em ganhar dinheiro. O resultado virá no médio prazo. A ordem aqui é conquistar visibilidade. E se o profissional se sentir à vontade, por que não a produção de vídeos para inserção em mídias sociais, como o YouTube? Os vídeos não necessitam obrigatoriamente de uma produção profissional. O que interessa é o conteúdo. Aqui, mais uma vez, faz-se interessante dicas, orientações e alertas sobre a saúde bucal.

Como o prestador de serviços profissionais depende muito da recomendação e de indicações para a conquista de novos clientes, ao dentista exige-se a prática eficiente e constante do networking. Deve ele se aproveitar de sua rede de relacionamentos para promover seus serviços. Aproveitar cada oportunidade para fazer o seu marketing pessoal – festa familiar, eventos sociais, congressos, encontros profissionais, igreja, associação esportiva. Para isso, cartões de visitas na carteira é imprescindível. Aqui, a palavra de ordem é: promover-se sem parecer chato.

Quando as estratégias de comunicação surtirem efeito, os clientes começarão a procurar o consultório. O primeiro contato deste cliente com a equipe médica é o que chamamos de “a hora da verdade”. é o momento em que o cliente terá a primeira – e talvez – a única impressão sobre a imagem dos profissionais. Por isso, a capacitação de toda a equipe de atendimento – secretária, atendente, auxiliares – se mostra imprescindível. Treinamentos e cursos na área comportamental e técnica para todos que terão contato – de forma direta ou indireta – com os clientes.

Mas o que garante a rentabilidade e o sucesso do profissional de odontologia não é a conquista, e sim a manutenção de seus clientes. Isso significa que ele deverá adotar ações de relacionamento e retenção de clientes. E tudo começa com um banco de dados contendo os principais dados do cliente, como seu e-mail, endereço completo, data de nascimento, time que torce, data de casamento entre outros. Essas informações serão usadas para o envio de felicitações no dia do aniversário, Natal, aniversário do casamento, entre outros. Tudo com o intuito de manter próximo seus clientes e conseguir destes, recomendações que lhe propiciem novos clientes.

* Sou consultor empresarial, palestrante, sócio da Elos Conexão Empresarial e docente de cursos de graduação e pós-graduação. Contato: (43) 8404-0482 / [email protected]