Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina vence prêmio nacional em gestão da segurança no trânsito

Londrina vence prêmio nacional em gestão da segurança no trânsito

quinta, 14 de dezembro de 2023
Categoria

Promovido pelo Ministério dos Transportes, concurso laureou as melhores iniciativas relacionadas à preservação da vida nas vias do país

Londrina venceu o Prêmio SENATRAN 2023, promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), vinculada ao Ministério dos Transportes, como a cidade que mais apresentou iniciativas no cumprimento dos objetivos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que pretende diminuir ao menos à metade o registro de óbitos e de feridos graves nas vias do país até 2030.

Representado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o município foi campeão na categoria Gestão da Segurança no Trânsito, voltada à categoria municipal.

A cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira (13), em Brasília, e contou com a participação do diretor-presidente da companhia, Marcelo Cortez, e do gerente operacional de trânsito Laercio Voloch.

Os requisitos de participação no concurso foram relacionados à confiabilidade das informações apresentadas e que estivessem diretamente relacionados aos produtos e ações indicados no  PNATRANS.

Dentre as ações cadastradas pela CMTU estiveram: parcerias entre instituições para intensificação da fiscalização; criação de grupo de trabalho sobre mobilidade e segurança viária; ações educativas em escolas, nas ruas e mídias sociais; melhoria da sinalização viária; ampliação do monitoramento eletrônico e ⁠execução de obras de engenharia para tratamento de pontos críticos.

Como condecoração, o município recebeu o troféu Prêmio SENATRAN, além de certificados individuais de premiação destinados à companhia. A cidade também ganhou direito ao uso do Selo Prêmio SENATRAN em materiais de divulgação impressa ou eletrônica, e passou a compor o Repositório Institucional da SENATRAN – espaço virtual cujo objetivo é promover a transparência, a difusão de conhecimento e a colaboração entre os diferentes atores do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Para o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a premiação é o reconhecimento, em nível nacional, do trabalho realizado em Londrina na defesa da vida. “Temos investido esforços em várias frentes, de forma a promover uma ação integrada capaz de diminuir o número de mortos e feridos nas vias. Temos ciência de que há muito caminho pela frente, já que nenhum óbito no trânsito é aceitável, mas a homenagem recebida mostra que estamos no rumo certo e nos estimula a avançar”, comemorou.

Honraria – O Prêmio SENATRAN é uma iniciativa do Ministério dos Transportes, comandado atualmente por Renan Filho (MDB), que visa reconhecer instituições, profissionais e acadêmicos dedicados à segurança no trânsito em suas áreas de atuação. A premiação busca incentivar organizações públicas e privadas a aderirem ao PNATRANS, estimulando o engajamento da sociedade em atividades que promovam a redução dos sinistros de trânsito.

Fonte: N.Com