Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina realiza 19ª Semana Municipal de Cultura de Paz

Londrina realiza 19ª Semana Municipal de Cultura de Paz

terça, 10 de setembro de 2019

Para promover a cultura da não-violência em Londrina, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ) e a Organização Não Governamental Londrina Pazeando vão realizar a 19ª Semana Municipal de Cultura de Paz entre os dias 21 de setembro a 6 de outubro.

O objetivo da semana é trazer à tona diversas atividades que façam a população refletir sobre a importância da paz para o convívio social, assim como promover a educação pacificadora nos diversos meios, como artístico, científico, esportivo, religioso, escolar, entre outros. A Semana Municipal da Paz foi instituída em Londrina pela Lei Municipal nº 8.437.

Para isso, haverá o 11º Abraço no Lago Igapó, no dia 22 de setembro, às 9 horas; divulgação do jogo Trilha da Paz e do Totem da Paz, instalados na Academia ao Ar Livre do Lago Igapó; Fórum de Educação para Mídia de Paz; palestra sobre Justiça Restaurativa; lançamento do 17º Livro Londrina Pazeando 2019; Marcha Mundial da Paz e da Não-Violência; acampamento pela paz e outras ações.

Londrina realiza 19ª Semana Municipal de Cultura de Paz

Foto: Divulgação

Segundo os organizadores, a iniciativa -que surgiu no ano 2.000- trata de um conceito que pode ser atingido com ações do cotidiano e não algo inatingível, como muitos acreditam. “Falar de Semana Municipal de Cultura de Paz é falar sobre mais do que uma semana, é toda uma coleção de eventos que realizamos no decorrer do ano, as caminhadas nas escolas, os abraços pela paz, em diferentes regiões da cidade, o desenvolvimento da Trilha da Paz, entre tantas outras atividades”, disse o o secretário do Compaz, Luiz Claudio Galhardi.

Atividades

Domingo (22), às 9 horas, será realizado o 11º Abraço no Lago Igapó. O primeiro domingo da primavera marcará a atividade que deve reunir cerca de 3 mil pessoas de mãos dadas pela paz. Durante o evento, também será divulgado o jogo Trilha da Paz e o Totem da Paz instalado na Academia ao Ar Livre do Lago Igapó.

Segunda-feira (23), às 14 horas, será feito o lançamento da 17ª edição do Livro Londrina Pazeando, que este ano tem como tema: ”Nossa Proposta para Pazearmos na Comunidade Escolar”. Ao todo, 31 escolas e 282 pessoas se mobilizaram para a produção de relatos, textos e desenhos que expressam o pensamento e a opinião dos alunos, pais, professores e diretores sobre Paz, Violência e a Não-Violência. Será no auditório da Faculdade Inesul, na Avenida Duque de Caxias, 1.290.

Terça-feira (24), às 19 horas, haverá a palestra sobre Justiça Restaurativa: Possibilidades e Desafios, com a Juíza da 2ª Vara Infância e Juventude, Cláudia Catafesta, e a analista Judiciária da área de psicologia no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que atua no Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude, Aline Pedrosa Fioravante. O encontro será no Núcleo de Pratica Jurídica à Rua Itararé, 10.

Quarta-feira (25), haverá uma noite de autógrafos para os pequenos escritores do Livro Londrina Pazeando 2019, na Livraria Curitiba (Shopping Catuai).

Dia 2 de outubro, às 8 horas, haverá a abertura dos trabalhos de organização da Marcha, com uma atividade especial a ser realizada na Rua Dom Bosco, 145.

Dia 5 de outubro, haverá o 6° Manifesto pela Paz com Destruição de Armas de Brinquedo no Conjunto Milton Gavetti

Dia 5 e 6 de outubro acontecerá o acampamento pela paz. O objetivo é interagir com as entidades na troca de experiências através de atividades referentes à Cultura de Paz e à temática da Semana da Paz, os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e técnicas campistas que vão proporcionar a fraternidade e a paz em busca do desenvolvimento da sociedade.

Dia 17 de dezembro, a 2° Marcha Mundial da Paz e da Não-Violência passará por Londrina. Ela terá início no dia 2 de outubro, na capital da Espanha, Madri, e percorrerá seis continentes. Seu percurso encerra em Madri  no dia 8 de março de 2020. A iniciativa é da Organização Internacional Mundo Sem Guerras, em conjunto com diversas organizações e pessoas dispostas a organizar ações e percorrer novamente todo o planeta, para contribuir com a construção de um mundo sem guerras e sem violência.

A programação completa está disponível no site www.londrinapazeando.org.br, na aba “Eventos”.

Fonte: Prefeitura de Londrina