Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina realiza 19ª Semana Municipal de Cultura de Paz Londrina realiza 19ª Semana Municipal de Cultura de Paz

Londrina realiza 19ª Semana Municipal de Cultura de Paz

Tuesday, 10 de September de 2019

Para promover a cultura da não-violência em Londrina, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ) e a Organização Não Governamental Londrina Pazeando vão realizar a 19ª Semana Municipal de Cultura de Paz entre os dias 21 de setembro a 6 de outubro.

O objetivo da semana é trazer à tona diversas atividades que façam a população refletir sobre a importância da paz para o convívio social, assim como promover a educação pacificadora nos diversos meios, como artístico, científico, esportivo, religioso, escolar, entre outros. A Semana Municipal da Paz foi instituída em Londrina pela Lei Municipal nº 8.437.

Para isso, haverá o 11º Abraço no Lago Igapó, no dia 22 de setembro, às 9 horas; divulgação do jogo Trilha da Paz e do Totem da Paz, instalados na Academia ao Ar Livre do Lago Igapó; Fórum de Educação para Mídia de Paz; palestra sobre Justiça Restaurativa; lançamento do 17º Livro Londrina Pazeando 2019; Marcha Mundial da Paz e da Não-Violência; acampamento pela paz e outras ações.

Londrina realiza 19ª Semana Municipal de Cultura de Paz

Foto: Divulgação

Segundo os organizadores, a iniciativa -que surgiu no ano 2.000- trata de um conceito que pode ser atingido com ações do cotidiano e não algo inatingível, como muitos acreditam. “Falar de Semana Municipal de Cultura de Paz é falar sobre mais do que uma semana, é toda uma coleção de eventos que realizamos no decorrer do ano, as caminhadas nas escolas, os abraços pela paz, em diferentes regiões da cidade, o desenvolvimento da Trilha da Paz, entre tantas outras atividades”, disse o o secretário do Compaz, Luiz Claudio Galhardi.

Atividades

Domingo (22), às 9 horas, será realizado o 11º Abraço no Lago Igapó. O primeiro domingo da primavera marcará a atividade que deve reunir cerca de 3 mil pessoas de mãos dadas pela paz. Durante o evento, também será divulgado o jogo Trilha da Paz e o Totem da Paz instalado na Academia ao Ar Livre do Lago Igapó.

Segunda-feira (23), às 14 horas, será feito o lançamento da 17ª edição do Livro Londrina Pazeando, que este ano tem como tema: ”Nossa Proposta para Pazearmos na Comunidade Escolar”. Ao todo, 31 escolas e 282 pessoas se mobilizaram para a produção de relatos, textos e desenhos que expressam o pensamento e a opinião dos alunos, pais, professores e diretores sobre Paz, Violência e a Não-Violência. Será no auditório da Faculdade Inesul, na Avenida Duque de Caxias, 1.290.

Terça-feira (24), às 19 horas, haverá a palestra sobre Justiça Restaurativa: Possibilidades e Desafios, com a Juíza da 2ª Vara Infância e Juventude, Cláudia Catafesta, e a analista Judiciária da área de psicologia no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que atua no Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude, Aline Pedrosa Fioravante. O encontro será no Núcleo de Pratica Jurídica à Rua Itararé, 10.

Quarta-feira (25), haverá uma noite de autógrafos para os pequenos escritores do Livro Londrina Pazeando 2019, na Livraria Curitiba (Shopping Catuai).

Dia 2 de outubro, às 8 horas, haverá a abertura dos trabalhos de organização da Marcha, com uma atividade especial a ser realizada na Rua Dom Bosco, 145.

Dia 5 de outubro, haverá o 6° Manifesto pela Paz com Destruição de Armas de Brinquedo no Conjunto Milton Gavetti

Dia 5 e 6 de outubro acontecerá o acampamento pela paz. O objetivo é interagir com as entidades na troca de experiências através de atividades referentes à Cultura de Paz e à temática da Semana da Paz, os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e técnicas campistas que vão proporcionar a fraternidade e a paz em busca do desenvolvimento da sociedade.

Dia 17 de dezembro, a 2° Marcha Mundial da Paz e da Não-Violência passará por Londrina. Ela terá início no dia 2 de outubro, na capital da Espanha, Madri, e percorrerá seis continentes. Seu percurso encerra em Madri  no dia 8 de março de 2020. A iniciativa é da Organização Internacional Mundo Sem Guerras, em conjunto com diversas organizações e pessoas dispostas a organizar ações e percorrer novamente todo o planeta, para contribuir com a construção de um mundo sem guerras e sem violência.

A programação completa está disponível no site www.londrinapazeando.org.br, na aba “Eventos”.

Fonte: Prefeitura de Londrina