Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina divulga programação para Semana da Pátria e Desfile Cívico-Militar

Londrina divulga programação para Semana da Pátria e Desfile Cívico-Militar

sexta, 30 de agosto de 2019

Para celebrar os 197 anos da Independência do Brasil, na próxima semana terão início as comemorações cívicas da Semana da Pátria. A primeira delas será na segunda-feira (2), às 9 horas, em frente à entrada principal da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto.

A solenidade contará com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, dos alunos das Escolas Municipais Maestro Andrea Nuzzi, Maria Carmelita e Francisco Pereira de Almeida Junior, participantes do Grupo de Escoteiro Andrômeda e dos membros do Tiro de Guerra de Londrina. Juntos, eles assistirão ao hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina, assim como cantarão os respectivos hinos e se pronunciarão ao público.

Londrina divulga programação para Semana da Pátria e Desfile Cívico-Militar

Foto: arquivo N.Com

Segundo uma das organizadoras da ação, Carla Cordeiro, a intenção é que o momento sirva para que as crianças e os cidadãos reflitam sobre o país e o respeito aos valores como o patriotismo e o civismo. “Além disso, a novidade de 2019 é que as comemorações cívicas serão todas realizadas a partir das 9 horas. É uma experiência que a Secretaria de Educação fará para facilitar o deslocamento dos alunos das escolas municipais e também para atrair a presença de um número maior de pessoas”, explicou.

As ações da semana cívica são tradicionais em Londrina e acontecem anualmente com a participação de estudantes das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil e diversas entidades parceiras. Na terça-feira (3), às 9 horas, a semana contará com a presença dos membros do 5º Batalhão e da 4ª Companhia. Os estudantes das Escolas Municipais da Vila Brasil, da Maestro Andrea Nuzzi e da Maria Carmelita também participarão.

Na quarta-feira (4), às 9 horas, os alunos das Escolas Municipais da Vila Brasil, Maria Carmelita e da Maestro Andrea Nuzzi retornam ao Centro Cívico em conjunto com o 3º Grupamento de Bombeiros. Na quinta-feira (5), às 9 horas, as crianças das escolas municipais Maria Carmelita e Maestro Andrea Nuzzi participarão com o Tiro de Guerra de Londrina e o tenente Augusto.

Na sexta-feira (6), o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, estará presente com a Guarda Municipal de Londrina e, novamente, com os alunos das escolas Maria Carmelita e Maestro Andrea Nuzzi.

Desfile – Para o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, a Prefeitura de Londrina já conta com a confirmação de 3.600 pessoas, que participarão desfilando pela Avenida Dom Geraldo Fernandes (Leste/Oeste), a partir das 9 horas.

O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana apoiará o desfile londrinense com a participação de duas viaturas blindadas de transporte de pessoal – Guarani e uma viatura de transporte não especializado Agrale Marruá e 10 militares. Além deles, os alunos das escolas municipais, membros do Tiro de Guerra de Londrina e diversas entidades estarão presentes.

Até o momento, nenhuma escola particular de Londrina se inscreveu para participar. Aqueles que querem fazer parte, mas ainda não se inscreveram, podem fazê-lo no site da Prefeitura ou clicando diretamente aqui. Quem tiver alguma dúvida pode ligar para a Secretaria de Educação, no (43) 3375-0113. A inscrição é gratuita.

Para participar é preciso preencher dados de contato da instituição, como nome, telefone, e-mail e um breve histórico, assim como especificar o número de pessoas que deve participar, a faixa etária das mesmas e se haverá ou não veículos, animais ou fanfarra acompanhando o desfile. Essas informações são necessárias para que a organização do Desfile oriente a posição correta dos grupos que passarão desfilando.

São esperadas cerca de 5 mil pessoas integrantes das escolas públicas e privadas, de grupos da sociedade civil organizada, de Organizações Não Governamentais (ONGs), das forças de segurança, da área dos esportes, lazer e cultura, entre outras instituições, para desfilarem na avenida. A expectativa é que 15 mil pessoas façam parte dessa atividade cívica, seja assistindo ao desfile ou participando ativamente dele.

Fonte: Prefeitura de Londrina