Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina celebra a cultura do skate na área do Zerão

Londrina celebra a cultura do skate na área do Zerão

sexta, 16 de junho de 2023
Categoria

Evento Go Skate Day terá agenda com passeata sobre rodas, diversas competições em grupos, interação entre skatistas, música e entretenimento

Skatistas, entusiastas e apreciadores do esporte participam neste domingo (18), a partir das 9h, do evento Go Skate Day Londrina 2023, que reunirá no espaço do Zerão uma série de atividades e atrações abertas a todo o público, especialmente voltadas à cultura do skate e valorização da cidade. Praticantes da modalidade de toda a região estão convidados e são bem-vindos para uma grande celebração do skate e da camaradagem entre os apaixonados por esse universo.

A programação terá, ao longo de todo o dia, diferentes momentos de integração entre os participantes, com atrações envolvendo todas as idades e níveis de habilidade, incluindo passeata saindo do Centro até o Zerão, competições e provas com premiações, além de música, entretenimento e tendas para alimentação. A iniciativa é da Associação de Skate de Londrina (ASKL), em parceria com vários patrocinadores, e recebe apoio institucional da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Em 2023, o Go Skate Day Londrina tem início às 9h do domingo (18), com uma concentração na Praça Quinze de Novembro, localizada entre as ruas Quintino Bocaiúva, Sergipe e avenida Higienópolis. Dali, os skatistas rolarão as rodinhas até o Zerão, um dos principais espaços públicos de lazer de Londrina, que estará transformado em uma arena de skate repleta de energia e emoção para todos os visitantes. A ações serão feitas na área do Big Oh!, uma pista de skate existente no Zerão montada em uma quadra esportiva com estruturas de obstáculos na modalidade street.

Os participantes do evento terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades em competições eletrizantes, incluindo disputas de melhor manobra, melhor manobra sincronizada, corrida de revezamento, melhor foto e vídeo, e o tradicional “Game of Skate”. Os interessados em participar das etapas de provas podem se inscrever em grupos de quatro pessoas, como equipes (“crews”), no valor de R$ 80, ou seja, R$ 20 por integrante. A inscrição pode ser realizada pelo perfil @asklondrina no Instagram. O limite de equipes inscritas é de até 16 “crews”.

A expectativa, conforme a organização, é reunir no Zerão cerca de 500 skatistas, e um público flutuante total aproximado de 1.500 pessoas no decorrer do dia.

Segundo o presidente da Associação de Skate de Londrina e organizador de eventos, Kooki Miyamoto, o Go Skate Day Londrina 2023, evento anual, é uma excelente oportunidade para as famílias desfrutarem de um dia muito divertido, leve e imerso na cultura do skate. “Teremos praticantes de Londrina e região celebrando esse dia, em um evento que já existe desde 2011 na cidade. A ação aproveita o período do Go Skateboarding Day, o Dia Mundial do Skate, criado nos Estados Unidos, que é comemorado anualmente no dia 21 de junho, no mundo todo, envolvendo ações em diversos países. Além das competições, o evento em Londrina contará com música, tenda de alimentação e outras atividades que promoverão a interação entre os participantes e visitantes”, destacou.

Miyamoto reforçou que a intenção neste dia é promover, acima de tudo, uma grande festa para trazer alegria, diversão e descontração para o público. “Durante o ano, temos outros eventos como campeonatos de manobra, taças e outros pontuais. Mas, também é muito importante reservar um momento que possa ser mais voltado à confraternização popular, reunindo mais pessoas que gostam de skate de forma geral, ou que querem curtir um evento movimentado diferente para passear e conhecer essa cultura”, acentuou.

Para o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, o Go Skate Day aproxima cada vez mais os londrinenses do skate, fortalecendo o cenário da região e mostrando o poder de uma modalidade que alcança públicos de várias idades e perfis. “O skate conta com muitos eventos em Londrina, onde tem força há muitos anos e o Go Skate Day vem ajudando, há mais de uma década, a divulgar mais esse esporte e criar um dia especial de muito lazer e diversão para quem já pratica, e também para quem admira ou quer conhecer melhor esse segmento. A modalidade hoje já está nos Jogos Olímpicos, vem crescendo e se popularizando mundo afora, criando um movimento muito legal”, comentou.

Go Skateboarding Day – A data foi criada, em 2004, pela International Association Skateboard Companies (IASC) – (Associação Internacional das Empresas de Skate), com o intuito de trazer mais visibilidade ao esporte por meio de eventos espalhados por várias cidades, tornando-o mais acessível, ampliando o número de praticantes e incentivando a promoção de marcas, skatistas, lojas e outros empreendimentos relacionados.

Os eventos em torno do 21 de junho passaram a compor um calendário mundial, com iniciativas similares ocorrendo simultaneamente em vários países, celebrando o skate, esporte que surgiu em meados da década de 60 na Califórnia. Algumas das modalidades conhecidas do skate são a street, half pipe, downhill, park, big air, longboard, pool riding, boardercross, mini ramp e outras.

Fonte: N.Com