Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Ilusão ou realidade? Ilusão ou realidade?

Ilusão ou realidade?

Wednesday, 07 de March de 2012
Categoria: noticia

A pergunta é a seguinte: É possível fazer cirurgia de implantes dentários sem cortes?

Muito bem, para que o assunto fique muito bem esclarecido é necessário explicarmos. Os implantes dentários são pinos em formato de parafuso feitos de titânio que são implantados dentro do osso para substituir as raízes dos dentes perdidos e suportar as próteses dentárias que substituem os dentes.

Dessa forma, parece claro que colocar implantes dentro do osso sem nenhum corte ou perfuração na gengiva é impossível, pelo menos até hoje. No entanto, as novas técnicas cirúrgicas substituem os cortes utilizados na técnica convencional e nos permitem colocar os implantes dentários com perfurações pequenas, com mínimo trauma e com uma recuperação pós-operatória muito melhor para o paciente.

O que precisa ficar muito bem esclarecido é que essa nova técnica infelizmente não pode ser utilizada em todos os casos. Principalmente nas situações em que o paciente apresenta muita perda óssea local a utilização dessa nova técnica pode ser até perigosa, levando à perda dos implantes e a complicações durante a cirurgia.

Cabe a cada profissional diagnosticar e planejar as cirurgias com muito cuidado para avaliar se a nova técnica pode ou não ser utilizada em cada caso. O que não se pode admitir é a generalização. Divulgar a técnica como sendo a solução para todos os casos é no mínimo má fé.