Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Festival de Graffiti faz mural no Cemitério Jardim da Saudade Festival de Graffiti faz mural no Cemitério Jardim da Saudade

Festival de Graffiti faz mural no Cemitério Jardim da Saudade

Monday, 18 de October de 2021

A 6ª edição do Festival CapStyle Graffiti trará artistas do Brasil e Chile para pintar o muro do cemitério na zona norte, nos dias 30 e 31 de outubro

Foto: Divulgação

O Cemitério Jardim da Saudade, na zona norte, vai receber, nos dias 30 e 31 de outubro, mais de 40 artistas especialmente convidados para grafitar o muro de entorno. A ação integra as atividades do 6° Festival CapStyle Graffiti, realizado pelo Coletivo CapStyle e que tem a Prefeitura de Londrina dentre os apoiadores, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf).

Foto: Vivian Honorato

Assim como em edições anteriores, quando houve a pintura em graffiti do muro do Cemitério São Pedro, na região central, os grafiteiros poderão retratar sua arte nos muros do Jardim da Saudade, que fica na Avenida Saul Elkind, 2.805, Vivi Xavier. A pintura de fundo será feita pela Acesf, que também fornecerá tendas para os artistas, entre outras medidas de apoio.

O superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, citou que os artistas Napa e Carão, do Coletivo CapStyle, fizeram o convite de participação ao órgão, que aceitou prontamente. “Devem participar, aproximadamente, 50 artistas do Brasil e exterior, e os grafites ficarão no muro para a população conferir, inclusive no Dia de Finados. É algo que vai embelezar a zona norte e, assim como o Coletivo CapStyle, entendemos como algo importante a ser feito em prol da comunidade e da cultura de Londrina”, frisou.

Para o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, Londrina é a cidade dos festivais e é com muito orgulho que a Prefeitura apoia mais uma edição do Festival CapStyle Graffiti. “O graffiti de Londrina se fortalece cada vez mais e está presente na cidade inteira. Ficamos muito felizes em poder ajudar este festival que vai reunir na cidade, durante três dias, grafiteiros de praticamente todo o Brasil mais América Latina, para mobilizar várias linguagens e tendências artísticas”, disse.

Foto: Emerson Dias / NCom

Pellegrini complementou que, assim como os belos murais que podem ser conferidos no Cemitério São Pedro, as obras produzidas na zona norte serão um atrativo para os moradores da região. “O saldo que deixará para cidade inclui ainda os muros bonitos e mais agradáveis, em uma cidade com qualidade de vida cada vez melhor, fortalecendo ainda mais esse segmento”, afirmou.

O tatuador e grafiteiro Carão, que organiza o evento, explicou que cada artista tem uma linha de trabalho própria e fará seu graffiti no Jardim da Saudade com livre escolha sobre o tema. “O objetivo é viabilizar que eles tragam sua arte, então não definimos nenhum tema. Estamos com as melhores expectativas, pela oportunidade de troca com tantos grafiteiros e com o público”, citou.

Foto: Divulgação

Carão finaliza contando que o Festival CapStyle teve a primeira edição em 2004, na antiga sede da Escola de Circo. “Em vários anos, as ações foram realizadas no muro do São Pedro, na região central. Agora, pela primeira vez, iremos para a zona norte. Levar o painel e o evento até lá será demais, porque foi naquela região que me criei e comecei a pintar”, concluiu o artista.

Agenda – A programação do evento também contempla três workshops e roda de conversa que serão realizados no dia 29 de outubro, uma sexta-feira. A roda de conversa será sediada na Escola de Circo de Londrina (Av. Saul Elkind, 836) e é aberta ao público em geral. Devem participar todos os artistas do Festival, vindos de nove estados brasileiros e um do Chile.

Já as rodas de conversa vão ser realizadas em três locais diferentes: na própria Escola de Circo, na Casa Madá e na Casa das Artes, respectivamente nas zonas norte, centro e sul de Londrina. A agenda completa pode ser conferida na página do Instagram do Festival CapStyle.

Fonte: N.Com