Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Especialista alerta para cuidados extras com os pets no inverno Especialista alerta para cuidados extras com os pets no inverno

Especialista alerta para cuidados extras com os pets no inverno

Wednesday, 30 de June de 2021
Categoria:

Semana será de frio intenso no sul do Brasil

O inverno chegou e a primeira onda intensa de frio será registrada nesta semana nos estados do sul do Brasil. Muitas pessoas acreditam que apenas a pelagem dos animais é suficiente para mantê-los aquecidos e protegidos contra o frio, o que não é verdade.

A professora do curso de Medicina Veterinária da Unopar, Juliana Talita Lima das Mercês, explica que é importante manter tanto gatos quanto cachorros aquecidos, com mantas em suas casinhas e em um espaço coberto. Também vale evitar o sereno, muito comum no inverno, pois os animais podem sofrer hipotermia e, em alguns casos, vir a óbito.

A especialista também chama a atenção para as vacinas, que devem estar em dia para evitar doenças que circulam com maior intensidade no inverno. “As vacinas evitam que doenças como traqueobronquite infecciosa canina, rinotraqueíte felina, asma e bronquite se intensifique, o que pode levar ao desenvolvimento de uma pneumonia”, explica a professora.

O banho no inverno também é outro ponto que precisa de muita atenção. A especialista destaca que é necessário que seja utilizada água morna e eles devem acontecer em ambiente interno. A secagem deve ser bem-feita com toalhas secas e secador. Além disso, é importante se atentar aos passeios. “Nessa época do ano eles precisam ser controlados, evitando horários em que as temperaturas estão mais baixas, como início da manhã. Opte pelos passeios no horário do almoço, quando a temperatura está mais agradável”, relata.

Dicas para aves
Nos últimos anos, algumas aves se popularizaram com animais de estimação, como é o caso das calopsitas. A professora revela que elas precisam ser mantidas afastadas do frio de correntes de ar, pois são extremamente frágeis. Quando recolher a gaiola evite colocar a ave na cozinha, pois é um lugar com muitos cheiros e química, o que é prejudicial à saúde do pássaro. Vale lembrar que nenhuma dica substitui o acompanhamento de um veterinário especialista em aves. Aves como as calopsitas e periquitos, podem desenvolver problemas respiratórios nesta época, então é bom ficar de olho no comportamento deles e procurar um profissional.

Sobre a Unopar
Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu.Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel, Paranaguá e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www2.unopar.br  

Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

Divulgação/Imagem: Freepick