Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Dia Internacional da Dança

Dia Internacional da Dança

sexta, 23 de abril de 2010
Categoria: noticia
O estabelecimento de uma política cultural e o mapeamento da dança em Londrina são as tônicas da maior homenagem já realizada à atividade na cidade. Nos dias 28 e 29 de abril, o Festival de Dança de Londrina vai oferecer ao público uma programação inteiramente voltada ao Dia Internacional da Dança.
A iniciativa, instituída em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID) para comemorar o aniversário de Jean Georges Noverre (1727 ? 1810), considerado o criador do ballet moderno, contempla profissionais e estudantes com debates, espetáculos, oficinas e palestras espalhados por alguns dos principais pontos culturais do município: Concha Acústica, Escola Municipal de Dança, Secretaria Municipal de Cultura, Teatro Ouro Verde e Teatro Zaqueu de Melo.
Debates, APD e Corredor de Dança
Entre os destaques da programação, está o debate ?O Segmento da Dança na cidade de Londrina?, com a participação do Secretário de Cultura, Leonardo Ramos. Pela primeira vez, os representantes dos mais diversos gêneros e escolas de dança em Londrina estarão reunidos a fim de definir uma política específica e identificar como se configura o atual ?mapa? do segmento.
Para atingir as metas do debate em nível municipal, a reunião pretende fortalecer a Associação dos Profissionais de Dança de Londrina (APD) em torno das práticas de ensino da dança e a realização de atividades constantes na agenda cultural da cidade.
Outro aspecto essencial do debate será o lançamento do site do Corredor de Dança (www.corredordanca.art.br). Surgido em março de 2010, o Corredor de Dança é uma iniciativa que provoca a interação entre as produções artísticas de diferentes estados do país (CE,GO,MG,PB,PE,PI,PR e SP) por meio da circulação de obras apresentadas nos festivais e mostras que o estruturam. O nome se origina da concepção de construir uma via comum na qual as próprias companhias e grupos viabilizem turnês inteiras e, conseqüentemente, se tornem cada vez mais independentes. O debate será realizado no dia 29 de abril, das 13h às 15h, na Sala José Antônio Theodoro (Secretaria de Cultura).
Espetáculos
Além do caráter organizacional, o Dia Internacional da Dança não poderia passar sem a apresentação de espetáculos. Para abrir a programação artística, a Cia Ballet de Londrina apresenta ?Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças? no dia 28 de abril, às 20h30, no Teatro Universitário Ouro Verde. Os ingressos para este espetáculo poderão ser retirados gratuitamente na Escola Municipal de Dança e no teatro uma hora antes do início.
No dia 29 de abril, a Concha Acústica recebe escolas, academias e grupos locais das 17h às 18h30. No mesmo dia, o público ainda terá a oportunidade de assistir ao espetáculo ?Occo?, criado, dirigido e interpretado por Marcela Reichelt. ?Occo? será apresentado às 19h, no Teatro Zaqueu de Melo (Av.Rio de Janeiro, 413). Ingressos a R$10 e R$5 (meia entrada).
Confira a programação completa do Dia Internacional da Dança em Londrina aqui.