Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Curso de cenografia e cenotécnica: inscrições até 19 de janeiro

Curso de cenografia e cenotécnica: inscrições até 19 de janeiro

segunda, 09 de janeiro de 2023
Categoria


Atividade gratuita é voltada para pessoas a partir de 18 anos que queiram atuar na criação de cenários para eventos artísticos; aulas vão de 24 de janeiro a 16 de maio

Pessoas interessadas em atuar na criação de cenários para teatro, cinema, shows e espetáculos, entre outras atividades artísticas, podem se inscrever até 19 de janeiro para o curso oferecido, gratuitamente, pelo Laboratório de Cenografia e Cenotécnica. Para participar, é necessário ter a partir de 18 anos de idade e fazer a inscrição por meio do formulário on-line (clique aqui para acessar). A ação conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Inicialmente, são oferecidas 15 vagas para alunos principiantes, assim como cinco oportunidades para monitores que sejam estudantes dos cursos de artes cênicas, arquitetura e urbanismo e artes visuais, e que auxiliarão os professores na condução das oficinas.

Com duração de quatro meses e carga horária total de 72 horas, a oficina será composta por aulas presenciais, visitas técnicas em espaços teatrais e rodas de conversa. As atividades serão coordenadas por quatro profissionais com vasta experiência na área: o arquiteto, cenógrafo e figurinista, Gelson Amaral, a artista da cena, produtora cultural e doutora em Artes Cênicas, Carin Louro, e Luiz Eduardo Pires e Marcos Martins, ambos atores, diretores e cenotécnicos.

O curso está dividido em duas partes, e a primeira será realizada sempre às terças-feiras, entre 24 de janeiro e 28 de fevereiro, das 14h30 às 18h30, na Casa de Cultura da UEL, localizada no Edifício Júlio Fuganti (Rua Senador Souza Naves, 9). Já a segunda etapa será conduzida entre 7 de março e 16 de maio, também às terças-feiras, das 14h às 18h, no Laboratório de Maquetaria do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL, situado no campus universitário.

De acordo com a artista da cena, Carin Louro, enquanto a primeira fase do curso será introdutória, a seguinte contará com atividades de natureza prática. “Vamos começar apresentando os conceitos e explicando as funções de cenógrafo e cenotécnico, abordando como pensar a cenografia e a parte de criação. Na segunda fase, que será no Laboratório de Maquetaria, os alunos terão acesso a materiais, ferramentas, máquinas e equipamentos, e vão trabalhar na construção de elementos cenográficos. A ideia é que esses objetos sejam utilizados em espetáculos reais, apresentados por grupos de Londrina com os quais estamos conversando”, afirmou.

Ainda segundo Louro, entre as atividades previstas no curso estão a exibição de vídeos de espetáculos – que apresentarão aos alunos o trabalho de cenógrafos importantes no Brasil e no mundo – e visitas técnicas a espaços teatrais de Londrina, com foco na arquitetura cênica e bastidores desses locais.

“Resolvemos oferecer essas oficinas porque os cursos relativos às áreas técnicas de palco são pouco acessíveis no Brasil, e por isso as pessoas acabam indo para São Paulo ou Rio de Janeiro em busca de formação e oportunidades de trabalho. Ao realizar essa atividade em Londrina, o Laboratório de Cenografia e Cenotécnica pretende difundir esse conhecimento fora do eixo Rio-São Paulo, ajudando a qualificar e valorizar esses profissionais. Pretendemos, inclusive, que o curso se consolide e tenha continuidade”, salientou.

Áreas de atuação – O cenógrafo é responsável por elaborar o projeto cenográfico de peças de teatro, shows, filmes e entretenimento em geral, formulando o conceito artístico e pesquisando a obra no seu contexto histórico, perfil dos personagens, autor e conteúdo. Estuda a viabilidade na utilização de materiais e coordena equipes de cenotécnica, produção cenográfica e de montagem.

Já o cenotécnico tem a atribuição de planejar e construir os detalhes para os cenários, de acordo com as plantas e maquetes feitas pelo cenógrafo. Ele coordena a montagem dos cenários e faz as adaptações que possam ser necessárias.

Fonte: N.Com