Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa realiza evento para contadores

Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa realiza evento para contadores

quarta, 01 de março de 2023
Categoria


Objetivo é sensibilizar pessoas físicas e jurídicas sobre as destinações ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a fim de beneficiar as pessoas idosas de Londrina

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Londrina realiza, na próxima quinta-feira (2), a partir das 9h, um evento voltado aos profissionais da área de Ciências Contábeis, no auditório da OAB (Rua Governador Parigot de Souza, 311). A reunião não é aberta ao público em geral e visa divulgar a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI), a fim de beneficiar projetos sociais voltados às pessoas idosas de Londrina.

Segundo a presidente do CMDPI, Luciana Ferreira Alvarez, neste momento as pessoas físicas ainda podem fazer destinações ao FMDPI referente ao ano-base 2022, no momento da declaração. “Por meio destas destinações, exercemos nossa cidadania fiscal uma vez que, para destinar, o contribuinte não onera nada para si e garante que os recursos destinados fiquem no nosso município.  A intenção do evento é também sensibilizar pessoas físicas e jurídicas para as destinações de 2023”, disse.

Durante o evento, será feita uma apresentação referente às ações já executadas com recursos da destinação do IR dos anos anteriores, a fim de estimular novas destinações. A intenção é que os contadores orientem seus clientes sobre a destinação ao FMDPI de parte do IR devido e saibam onde os recursos destas destinações são aplicados.

A destinação do imposto de renda ao FMDPI é limitada a até 1% do IR devido por pessoas jurídicas e até 3% por pessoas físicas. As destinações de IR são feitas por meio de documento de arrecadação municipal (boleto). Os recursos são destinados a programas e projetos aprovados pelo Conselho e são fundamentais para a melhoria dos serviços prestados às pessoas idosas pelo Município.

Para a secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon, o evento é importante para sensibilizar os contribuintes quanto à destinação do IR devido ao FMDPI, visto que as ações e projetos implementados são de extrema importância para a população idosa da cidade.

Como fazer a destinação  O contribuinte tem duas formas de realizar o procedimento. Uma das alternativas é no momento em que ele fizer a sua declaração do IR no programa da Receita Federal (período de 15 março até 31 de maio de 2023). Ele poderá destinar diretamente, através do programa, 3% para o Fundo do Idoso referente ao IR do ano-base de 2022. 

A outra opção é entrar em contato com o CMDPI, pelo telefone (43) 3376-2642 ou pelo e-mail [email protected], para solicitar a emissão do boleto no valor a ser destinado para a declaração do ano-base de 2023.

Para a emissão do boleto, são necessários os seguintes dados: nome/razão social; CPF/CNPJ; nome da mãe (se pessoa física); endereço completo (rua/avenida, número, bairro, cidade, estado, CEP); telefone de contato com DDD; e endereço de e-mail. As guias deverão ser pagas, no máximo, até o último dia de expediente bancário do ano.

Quem tiver dúvidas ou desejar mais informações pode entrar em contato com o CMDPI, pelo telefone (43) 3376-2642, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30, ou pessoalmente, na Avenida Duque de Caxias, 333 (prédio da Caapsml), Jardim Igapó. Também há informações no site https://portal.londrina.pr.gov.br/doacoes-ao-fundo-do-idoso.

A Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é regulamentada pela Lei Municipal nº 13.354, de 3 março de 2022. As destinações de IR devido e as deduções são regulamentadas pela Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), Lei Federal nº 12.213/2010, Lei Federal nº 13.797/2019 e Instrução Normativa da Receita Federal 1.131/2011.

Fonte: N.Com