Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Como escolher um instrumento musical

Como escolher um instrumento musical

quarta, 30 de março de 2016
Categoria: noticia

Na Sonkey você encontra os mais variados instrumentos musicais que se adequam ao seu estilo

Aprender a tocar um instrumento é uma das coisas mais legais que você fará na vida. Não importa se você está apenas começando na escola, decidiu que quer tocar em uma banda ou escolheu aprender música agora que as crianças cresceram, fazê-lo será uma aprendizagem divertida e muito recompensadora. Se você ainda não sabe o que quer tocar, isso é ótimo: as possibilidades são ilimitadas! Mas, o primeiro passo é escolher o instrumento certo para você.

Escolhendo o instrumento adequado

1- Experimente vários instrumentos diferentes antes de fazer a sua escolha. Pegue um trompete, um violão ou um trombone, e faça algumas notas. Isso não será ainda uma música, mas permitirá que descubra se o instrumento é ou não divertido de tocar e se vale a pena investir tempo na aprendizagem.

Normalmente, se você quer fazer parte de uma banda ou orquestra da escola, pode haver audições divulgadas com regularidade nas quais os diretores permitem que você experimente alguns instrumentos e escolha um deles. Participe de uma delas e confira os diferentes tipos de instrumentos.

Nas lojas de música, os funcionários ficarão felizes em emprestar seus instrumentos por alguns momentos para que você os experimente. Eles podem até mesmo mostrar alguns truques legais.

2 – Atente-se às possibilidades. Se você está começando a tocar em uma banda da escola, veja quais instrumentos estão disponíveis. A maioria das bandas escolares tem clarinetes, flautas, saxofones, tubas, barítonos, trombones, trompetes e percussão como instrumentos para iniciantes, permitindo que você avance para opções como oboé, fagote e trompa, no futuro.

Você pode começar a decidir a partir dos instrumentos que estão disponíveis ou, ainda, perguntar ao diretor quais deles estão sem músicos; ele ficará muito grato se você puder preencher um lugar vazio.

3 – Mantenha as opções abertas. Você pode querer tocar o saxofone barítono, mas talvez a banda já tenha três músicos. Pode ser necessário começar no clarinete e ir evoluindo até chegar ao instrumento desejado.

4 – Considere o seu tamanho. Se você tem estatura muito mais baixa do que a média, a tuba e o trombone podem não ser as opções certas para você. Como alternativa, você poderia experimentar o trompete ou a corneta.

Se você tem mãos ou dedos pequenos, o fagote pode não ser ideal para você, embora haja modelos feitos para iniciantes, com teclas para mãos pequenas.

Dicas

  • Antes de começar, aprenda mais sobre o instrumento de sua escolha tanto quanto possível; fazê-lo dará a você a certeza de que quer tocá-lo.
  • Considere a sua personalidade. Compare-se a um ator. Você precisa ter o papel principal? Escolha um instrumento que conduz a melodia e é geralmente escolhido para solos, como flauta, trompete, clarinete ou violino. Faz mais o tipo coadjuvante? Se você se sente à vontade em trabalhar coletivamente para criar lindas e harmoniosas linhas de fundo, um instrumento grave, como tuba, barítono, saxofone barítono ou contrabaixo acústico, pode ser a escolha perfeita.
  • Se você decidir tocar um instrumento de metal ou percussivo, visite uma banda local de instrumentos de metais. A maioria delas será bastante acolhedora e aperfeiçoará as suas habilidades.

E aí, o que você está esperando para começar? Visite a Sonkey para adquirir o seu instrumento! Lá você poderá encontrar indicação de escolas e bons professores de música em Londrina.

Na Sonkey você encontra os mais variados instrumentos musicais que se adequam ao seu estilo. São instrumentos de cordas, percussão, teclas e sopro, desenvolvidos com especialidades que se ajustam a cada músico. A Sonkey fica na Rua Senador Souza Naves, n° 09. Para maior comodidade dos clientes, a Sonkey em parceria com a Mundo Max realiza vendas online por meio da loja virtual.

Redação Londrinatur, com informações e imagens de Wiki How