Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Centro Social Urbano recebe o espetáculo “Auto da Paixão de Cristo”

Centro Social Urbano recebe o espetáculo “Auto da Paixão de Cristo”

quinta, 06 de abril de 2023
Categoria


Promovido pelo Grupo Teatro da Paz, evento é gratuito e aberto ao público; mais de 30 mil pessoas são esperadas para a apresentação

No dia em que se celebra a Sexta-Feira Santa (7), o Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa recebe pela 43ª vez o tradicional espetáculo “Auto da Paixão de Cristo”, realizado anualmente pelo Grupo Teatro da Paz. A apresentação, que envolve mais de 500 pessoas entre produção e atores, terá início às 20h e espera reunir 30 mil espectadores. Todo o evento é gratuito e aberto para o público em geral, e faz parte da programação da LondriPáscoa 2023, promovida pela Prefeitura e parceiros. O endereço do CSU é Rua Atílio Scudeler, 283.

Antes da encenação do Auto da Paixão de Cristo, estão previstas apresentações musicais com o padre Ademar Lorenzetti como mestre de cerimônias. O diretor do espetáculo, Davi Gonçalves Dias, elencou ainda a Adma Augusta (Mensagem de Fé) e Jéssica Pieri (Caminhando com Maria), acompanhadas pela banda Vivace.

Todos os preparativos para a encenação tiveram início ainda no ano de 2022, quando o grupo começou a articular novos patrocínios para o evento, com a ajuda do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, a Codel. “No ano passado, nós contamos com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura e, como nosso espetáculo cresceu muito, o presidente da Codel, Alex Canziani, nos ajudou a trabalhar com a Lei Federal de Incentivo à Cultura pela primeira vez. Com essa articulação, pudemos contar este ano com os patrocínios da Sanepar e do Fomento Paraná”, comentou o diretor.

Os ensaios e preparativos finais do evento, que já é tradicional em Londrina e um dos maiores do Brasil, se intensificaram nos últimos dois meses, acrescentou Dias. “Nossos ensaios foram imensamente produtivos e temos certeza de que o público vai se surpreender com a nossa apresentação. Para nós, é um imenso prazer poder encenar mais uma vez essa história, ainda mais agora que não teremos mais restrição de público. Por isso, ressaltamos a importância de chegar ao local do evento com antecedência para que todos possam se aconchegar para o espetáculo. Neste ano, contaremos também com uma arquibancada e assentos para as primeiras pessoas que chegarem”, frisou.

O Auto terá início com uma cena de batalha antiga, em que irá retratar a dominação da Judéia pelos romanos e comandada pelo general Pompeu, datada do ano de 63 a.C. “Só nesta cena, nós teremos cerca de 200 atores que irão retratar este confronto que gera um grande impacto no público e chama a atenção para o que vem a seguir, com João Batista anunciando a vinda do salvador. Em seguida, vemos Jesus fazendo milagres, pregando a sua mensagem de amor, tendo início à sua perseguição, julgamento e crucificação, com cenas impactantes. A ressurreição promete ser a mais maravilhosa de todos os anos”, disse o diretor.

O diretor-presidente da Codel, Alex Canziani, celebra o sucesso do apoio da Prefeitura de Londrina com o Grupo Teatro da Paz que transformou o Auto da Paixão de Cristo de Londrina em uma das mais conhecidas do país. “Estive presente na encenação realizada no ano passado e me surpreendi com o tamanho e a dimensão que o evento tem. Foi a partir disso que, durante a visita do governador Ratinho Junior, a Codel solicitou uma audiência com o prefeito Marcelo Belinati para que, em conjunto com o grupo, pudéssemos articular novas parcerias e patrocínios para o espetáculo. Não temos dúvida que, neste ano, o Auto contará com a melhor estrutura de evento disponível”, ponderou.

Canziani também ressaltou a importância e a relevância que a encenação traz para Londrina. “Sabemos o quanto essa apresentação mobiliza pessoas não apenas aqui de Londrina, mas da região como um todo. Isso vem embelezar ainda mais a nossa LondriPáscoa, pois é mais um produto turístico que a nossa cidade tem. Estamos trabalhando para desenvolver e fortalecer cada vez mais as atividades comerciais e as questões da solidariedade e, por meio desta encenação, vamos poder ajudar diversas famílias que estão em situação de vulnerabilidade social”, finalizou.

As equipes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) também participaram dos preparativos do evento na tarde da última terça-feira (3), realizando serviços de revitalização e capinagem no Centro Social Urbano. Durante a apresentação, a Guarda Municipal de Londrina também estará no entorno com uma patrulha, garantindo a segurança dos presentes.

Além do patrocínio da Sanepar e do Fomenta Paraná, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o espetáculo Auto da Paixão de Cristo também conta com o apoio Prefeitura de Londrina, por meio da Codel, da CMTU e da Guarda Municipal, RPC, Costa Rica Malhas, Sicoob, Vertex, Tiro de Guerra de Londrina, Serilon, Douglas Estevam e Serilon, com a realização do Ministério da Cultura do Brasil.

Agenda LondriPáscoa 2023 – A Igreja Presbiteriana Central de Londrina (Rua João XXII, 401) também promove, a partir desta quinta-feira (6), uma experiência especial de Páscoa. Ao todo, serão três apresentações que acontecerão nos dias 6, 7 e 9 de abril. A primeira, marcada para ter início às 20h, dará ênfase aos acontecimentos que antecederam o momento da prisão de Jesus, narrando a Santa Ceia com a presença dos apóstolos.

Na sexta-feira, também às 20h, o espetáculo retorna com os acontecimentos da Sexta-Feira da Paixão, enfatizando o julgamento, a crucificação e o sepultamento de Jesus. O encerramento será no Domingo de Páscoa, a partir das 8h da manhã, com as cenas da ressurreição de Jesus.

Todas as apresentações serão abertas ao público e não há necessidade de retirar convites para a entrada. A organização solicita que os interessados cheguem ao local com antecedência, pois há limite de cadeiras disponíveis.

Demais eventos da LondriPáscoa 2023:

PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Quando: Sexta-feira (7), a partir das 20h
Onde: Campo de Futebol do Lindóia (R. Nova Esperança, esquina com R. Centenário do Sul)
Realização: Epesmel e comunidades da Paróquia Cristo Bom Pastor
Evento gratuito e aberto ao público

CANTATA VIVO ESTÁ

Quando: Sexta-feira (7), a partir das 19h30
Onde: Campo de Futebol Gol de Letra (Rua da Cidadania – ao lado do Instituto União para a Vitória)
Realização: Igreja Evangélica Assembleia de Deus – União da Vitória IV
Evento gratuito e aberto ao público

Fonte: N.Com