Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Faça um balanço do seu ano ainda hoje

Faça um balanço do seu ano ainda hoje

sexta, 01 de janeiro de 2021
Categoria: noticia

Antes de iniciar um novo ciclo é crucial avaliar aquele que está chegando ao fim

Apesar de sabermos que a simples virada de 31/12 para 01/01 não muda as coisas como num passe de mágica, marca sim um importante rito de passagem na vida de todos nós. E a boa prática que muita gente tem de escrever resoluções de ano-novo só reforça isso.

Porém, definir novas metas sem antes fazer um balanço dos últimos meses não é uma atitude muito sensata, especialmente quando chega ao fim um dos anos mais desafiadores da história recente da humanidade. Ou você já previa permanecer confinado em sua casa de março até agora?

Por isso, hoje quero te convidar a fazer um balanço da sua vida. Uma retrospectiva acerca de tudo o que lhe ocorreu em 2020 a fim de você iniciar o novo ciclo com ânimo renovado e clareza quanto àquilo que merece a sua atenção de agora em diante.
A ideia é que você responda às quatro perguntas abaixo:

1) O que aconteceu com as promessas feitas lá no início de janeiro?
Analise se as coisas que você havia se preparado para fazer em 2020 saíram mesmo do papel e se está satisfeito com os resultados. Quanto às promessas não cumpridas, reflita se ainda deve buscá-las no próximo ano ou já perderam o sentido. E caso não tenha o costume de estabelecer metas ou já nem lembre mais do que havia escolhido meses atrás, meus pêsames.

2) Quais foram as suas conquistas mais importantes?
Estou falando daquelas coisas que marcaram positivamente o seu ano, como alguma vitória no trabalho, o novo hábito que passou a cultivar em seu dia a dia, uma realização na esfera familiar ou aquela aquisição financeira tão esperada. Portanto, os “altos” que você colheu.

3) Quais as principais dificuldades que enfrentou?
Mapear os obstáculos que surgiram no caminho também é algo crucial porque a nossa vida não é feita apenas de vitórias. Aliás, muitas vezes, o crescimento depende da capacidade de lidarmos com situações difíceis, como uma demissão no trabalho, o falecimento de um ente querido, a decepção com alguém etc. Esse exercício não é para você se sentir frustrado ou se cobrar excessivamente. Lembre-se: só faz um balanço quem olha para os dois lados – os ganhos e as perdas.

4) Quais as lacunas que precisa preencher de agora em diante?
Mesmo que você esteja bastante satisfeito com a sua vida, é bem provável que já tenha parado para pensar que pode melhorá-la ainda mais se mudar algumas pequenas ou grandes coisas que não têm recebido a sua atenção, apesar de estar ciente delas há algum tempo. Por exemplo, quando a pessoa deve cuidar mais da saúde ou então voltar a estudar. E no seu caso?

Se possível, faça esse exercício comentando as respostas com alguém bastante próximo. E, só então, defina as suas metas para o próximo ano. Olhar para o retrovisor é algo importante sempre que começamos uma nova jornada na qual queremos caminhar para a frente.

Que 2021 seja o melhor ano da sua vida! Feliz Ano-Novo!

Wellington Moreira – Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.