Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Ayurveda: Ciência da Vida

Ayurveda: Ciência da Vida

quinta, 09 de setembro de 2010
Categoria

Ayurveda é o nome dado à ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos atrás, o que faz dele um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser praticada regularmente na Índia e tem se difundido por todo o mundo como uma técnica respeitada de medicina tradicional.

A doença, para o Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. O Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.      

Massagem Ayurvédica

Além de se utilizar de alimentação adequada, fitoterapia, yoga e outras técnicas naturais, o Ayurveda utiliza-se das terapias consideradas leves, como as massagens ayurvédicas, que fazem parte das principais técnicas utilizadas pelos médicos e terapeutas ayurvédicos, por ser de baixo custo e de fácil aplicação. 

Segundo os Vedas (textos originais do Ayurveda), a Massagem Ayurvédica não é apenas uma das mais antigas e sim uma das mais completas técnicas naturais para reestabelecer o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual, contribuindo dessa forma, no processo de cura das doenças. 

Trata-se de uma massagem terapêutica profundamente relaxante, atuando no campo físico e energético, tendo a função de desintoxicação e manutenção da saúde.

É importante ressaltar que, para uma massagem ser ayurvédica, deve levar em consideração os doshas (humores biológicos) do paciente, seus desequilíbrios e suas características constituintes.  É uma prática individualizada, específica para cada tipo de pessoa. Não existe apenas uma técnica de massagem no Ayurveda, mas sim diversas delas, que são feitas com óleos medicados e pós terapêuticos, de acordo com o dosha do indivíduo.

A massagem ayurvédica fortalece o sistema imunológico, aumentando a quantidade de glóbulos brancos e desintoxicando o organismo.  É indicada como um dos tratamentos para quase todas as doenças, principalmente: dependência química, alergias, estresse, estafa, fadiga, depressão, fibromialgia, bloqueios emocionais, problemas musculares e de coluna, lembrando que no Ayurveda não se trata a enfermidade, mas sim o indivíduo.

Deve ser ministrada com cuidado em gestantes.

Reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a massagem ayurvédica é utilizada por quase toda população da Índia e está sendo amplamente divulgada no ocidente

Alguns benefícios proporcionados pelo tratamento com a massagem ayurvédica: 

– Rejuvenescimento (melhora na pele); 
– Realinhamento das estruturas óssea e muscular; 
– Aumento da consciência corporal; 
– Fortalecimento do sistema imunológico; 
– Aceleração da circulação linfática e conseqüente desintoxicação do organismo; 
– Eliminação de bloqueios emocionais; 
– Prevenção de doenças; 
– Aumento de flexibilidade; 
– Reequilíbrio dos chakras; 
– Atuação nos sete corpos sutis; 
– Maior mobilidade das articulações e possibilita uma vida mais harmoniosa e feliz. 

Em Londrina, o Aum Studeo oferece 6 diferentes tipos de massagens ayurvédicas, além de aulas de Yoga e outras terapias naturais. 

Acesse para saber mais: www.aumstudeo.blogspot.com 

Mais detalhes:

DEO ORTIZ | AUM STUDEO - YOGA & AYURVEDA Rua Augusto de Souza Brandão, 35 (Próx. AREL - Lago Igapó I) Londrina/ PR Fone: (43) 3341-0270/ 9960-6069 Site: www.aumstudeo.blogspot.com