Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Associação Londrinense de Circo contrata professores em seleção para diferentes áreas

Associação Londrinense de Circo contrata professores em seleção para diferentes áreas

quarta, 17 de janeiro de 2024
Categoria

Intenção é preencher vagas para o projeto Circo nas Escolas nas áreas de circo, teatro, ballet, ginástica rítmica e psicomotricidade; prazo de envio de currículos vai até esta quinta-feira (18)

Com o objetivo de contratar novos professores para atuarem no contraturno das escolas da rede municipal de ensino, a Associação Londrinense de Circo (ALC) está selecionando profissionais para cinco áreas de atuação: circo, teatro, ballet, ginástica rítmica e psicomotricidade. O processo de seleção ocorre por meio do Edital 001/2024 , publicado no dia 10 de janeiro, e com inscrições abertas até esta quinta-feira (18).

Ao todo, são oito vagas disponíveis pelo edital, mais formação de cadastro de reserva. A iniciativa é uma parceria entre a ALC e a rede municipal de ensino, através de um Termo de Colaboração formalizado com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), para o desenvolvimento do projeto Circo nas Escolas, beneficiando centenas de alunos.

O Edital foi aberto para alcançar diversos profissionais que, caso sejam aprovados no processo seletivo, irão atuar nas instituições com alunos de 5 a 13 anos, tendo carga horária de 14 horas semanais com o salário mensal de R$ 2.240,00.

Sobre o processo seletivo, os interessados terão que, primeiramente, realizar, apenas eletronicamente, suas inscrições a partir do envio de um currículo. É necessário informar a vaga pretendida para o e-mail [email protected] até quinta-feira (18).

Na sexta-feira (19), será publicada, no site da instituição, a análise curricular com a classificação dos candidatos. Os convocados irão participar da segunda fase do certame, que é a de entrevista, marcada para segunda (22). Já na terça-feira (23) será publicado o resultado final do processo seletivo com a convocação dos primeiros(as) colocados (as) em cada cargo do processo.

É importante ressaltar que em algumas áreas como, por exemplo, a psicomotricidade, o projeto já tem equipe definida e os currículos que estão chegando ficarão no cadastro de reserva. Isso porque, de acordo com a instituição, ao longo do ano sempre há a necessidade de novas contratações devido aos diferentes contextos nos quais estes projetos estão inseridos.

Segundo o integrante da Gestão Institucional da Associação Londrinense de Circo, Sergio Oliveira, a iniciativa se mostra de suma importância tanto para as crianças, que terão uma oportunidade de vivenciar as atividades de arte educativa e aproveitar as diferentes habilidades técnicas e socioemocionais que serão desenvolvidas, quanto para os profissionais, que poderão atuar no campo da educação auxiliando na qualificação da rede municipal de ensino.

“Temos um termo de colaboração com a SME/PML para o desenvolvimento dessas atividades de artes educativas e esportivas no qual vamos atender as crianças com estes cinco projetos, levando arte, esporte, cultura e, principalmente, atividades que estimulam a vida em sociedade. Isso tudo trabalhando uma cultura de paz e atuando em conjunto com as unidades escolares”, contou Oliveira.

Por fim, o gestor destacou que essas ações e projetos são extremamente importantes, pois geram renda para pessoas de áreas ligadas às artes, cultura e esportes. Ele salientou que a parceria junto à SME inclui um acompanhamento pedagógico constante, assegurando que as atividades estejam condizentes com as metas e diretrizes do Plano Municipal de Educação e as base comum curricular do Ministério da Educação.

O professor na função de gerente de Gestão Financeira das unidades escolares, e gestor da parceria, Edwylson de Lima Marinheiro, apontou que esses projetos são fundamentais para enriquecer a formação integral dos alunos, pois, além de promover o desenvolvimento de habilidades essenciais nos aspectos motor, cognitivo e social, eles proporcionam a participação em experiências enriquecedoras, como apresentações, concertos, festivais e diversas outras atividades culturais.

“A proposta desses projetos é ampliar o acesso aos nossos alunos, especialmente aqueles provenientes de áreas periféricas que, de outra forma, teriam dificuldade em participar dessas atividades pedagógicas e culturais. Dessa maneira, buscamos democratizar e igualar as oportunidades de vivências enriquecedoras para todos os estudantes, contribuindo assim para uma educação mais inclusiva e abrangente”, finalizou.

Associação Londrinense de Circo (ALC) – A instituição é uma  associação civil de direito privado sem fins econômicos ou lucrativos, de caráter beneficente, de assistência social e cultural que utiliza diversas expressões artísticas e esportivas, em especial o circo, como ferramenta pedagógica em ações com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, criando interações entre diferentes gerações.

Fonte: N.Com