Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
A fantasia do equilíbrio perfeito

A fantasia do equilíbrio perfeito

quinta, 27 de janeiro de 2022
Categoria

Muitas das decisões de carreira que tomamos estão baseadas naquilo que “fala mais alto” em nossas vidas, mesmo quando não estamos atentos a isso.

A insatisfação com os rumos da carreira é algo presente em um número cada vez maior de pessoas porque a nossa geração tem grandes expectativas em relação ao trabalho e às demais esferas da vida. Definitivamente, não encaramos as coisas da mesma forma que nossos pais ou avós.

Isso é reflexo, dentre outras coisas, das inúmeras possibilidades de escolha que existem no mundo de hoje. E como nos movemos muito mais em busca do “e” do que do “ou”, frente a tantas opções mutuamente atrativas, qualquer tomada de decisão se torna fonte de angústia.

Um segundo elemento neste contexto é que as pessoas costumam se motivar no trabalho por um dos quatro fatores abaixo:

Estabilidade financeira. Ganhar o suficiente para não ter de se preocupar com dinheiro no futuro, encontrar uma forma de sustentar a vida que gosta hoje ou, ainda, simplesmente poder sair da situação financeira precária em que se encontra.

Realização e prazer. A pessoa almeja fazer o que gosta, atuar naquilo que exige suas principais competências ou, então, pelo menos encontrar satisfação no tipo de trabalho que desempenha no dia a dia.

Qualidade de vida. O que a atrai é a possibilidade de ter tempo livre ou de atuar em uma organização que não exerce pressão por resultados a todo momento. Ou seja, o profissional não quer se sentir consumido pelo trabalho.

Status e reconhecimento. Neste caso, o que está em jogo é o quanto de prestígio o trabalho confere à pessoa. Afinal, o que ela quer é se sentir orgulhosa daquilo que faz e saber que os outros reconhecem que ela é competente.

Bem, vamos lá! Qual é a ordem de prioridade desses fatores em sua vida atualmente? O que vem em primeiro lugar para você? E na sequência, o que você busca? Muitas das decisões de carreira que tomamos estão baseadas naquilo que “fala mais alto” em nossas vidas, mesmo quando não estamos atentos a isso.

Porém, é importante lembrar que as pessoas mudam suas prioridades de tempos em tempos. É o caso de quem quer estabilidade financeira e, quando nasce o primeiro filho, começa a ter um anseio maior por qualidade de vida.

Até aí tudo ok. O problema começa quando a pessoa decide buscar satisfação plena nos quatro fatores motivacionais ao mesmo tempo. Ignora que o equilíbrio perfeito é uma fantasia.

Nós alcançamos instantes de equilíbrio e não um lugar de equilíbrio. Você pode trabalhar décadas a fio sem a capacidade de conciliar estabilidade financeira, realização no trabalho, qualidade de vida e prestígio e ainda chegar ao fim da sua trajetória profissional satisfeito com o que construiu.

Mais do que equilíbrio, o que precisamos é desenvolver a capacidade de fazermos boas escolhas com base naquilo que nos motiva, junto com a lucidez de compreendermos as exigências, ônus ou reflexos que elas sempre provocam na vida como um todo.

Wellington Moreira
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).