Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
5 alimentos termogênicos para auxiliar no emagrecimento

5 alimentos termogênicos para auxiliar no emagrecimento

segunda, 15 de agosto de 2022
Categoria

Créditos: iStock

Aliados dos treinos e das dietas para perda de peso, os alimentos termogênicos têm conquistado fãs nos últimos tempos

O termo “alimento termogênico” é muito citado no meio fitness ou em programas de emagrecimento, mas muitas pessoas não sabem o que ele significa, tampouco sua função na alimentação ou durante o período de treinos.

Por definição, um alimento termogênico é aquele que apresenta maior dificuldade de digestão; desse modo, gasta-se mais energia para digeri-lo e, por consequência, mais calorias são perdidas durante o processo.

Evidentemente, alguns desses alimentos geram mais dificuldade do que outros, e, quando são introduzidos em dietas com baixo índice calórico, induzem o metabolismo a funcionar de forma mais acelerada.

Sabe quais são esses alimentos? A redação separou alguns para você. Confira:

Canela

A canela é amplamente utilizada em ciclos de treino por conter cinamaldeído, um composto natural que promove o aumento do metabolismo e estimula a queima de gordura.

Vale destacar que ela também pode aumentar a transpiração, que ajuda a eliminar certas toxinas por meio do suor. Há muitas maneiras de consumi-la, mas a mais eficiente para aproveitar sua propriedade termogênica é em forma de chás concentrados.

Cacau

O cacau em pó é um alimento que também se faz presente em muitas dietas termogênicas. Entre seus componentes, existem altas quantidades de teobromina e cafeína, compostos que, além de acelerar o metabolismo, ajudam a melhorar o foco durante os treinos.

O cacau em pó pode ser consumido puro, mas também pode ser misturado a frutas, iogurte ou dissolvido no leite. Vale lembrar que, se for consumido como chocolate amargo, deve ser, no mínimo, no fator 70%, e não exceder 40 g por dia.

Alho

Um dos alimentos mais versáteis é o alho, um tempero muito saboroso e prático no dia a dia. O que pouca gente sabe, entretanto, é que sua capacidade termogênica é alta e promove grande queima de calorias.

Além disso, o alho é um anti-inflamatório potente e também antibactericida, o que torna seu consumo recomendado não somente para treinos.

A forma de aproveitar ao máximo suas propriedades é consumir um dente médio cru amassado ou picado, porém, se não for possível, já que seu sabor é forte e muito picante, também pode ser fervido com ervas para chá ou consumido na forma de tempero para carnes e saladas.

O problema é que, ao fritar ou cozinhar o alho, ele perde parte de seus compostos que o tornam um ótimo termogênico.

Água gelada

A bebida mais saudável de todas não pode ficar de fora da lista. Além de todos os benefícios do consumo de água, bebê-la abaixo de 16ºC estimula o corpo a acelerar o metabolismo.

O ideal é consumir entre 2 e 3 litros de água por dia. Para aumentar a eficiência da ingestão, a água pode ser misturada com outros suplementos, como whey protein, para se beneficiar de diversos nutrientes e proteínas em um único preparo.

Chá de hibisco

Outro alimento termogênico que está em alta é o chá de hibisco. A capacidade termogênica é quase tão alta quanto a da canela, e ainda possui complexo de vitamina B e diversos antioxidantes, que auxiliam na recuperação muscular e prevenção de doenças.

O consumo recomendado é de duas xícaras por dia junto da alimentação.