Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Viva Elis Viva Elis

Viva Elis

Thursday, 08 de January de 2009
Categoria: agenda
Data Início: Thursday, 08 de January de 2009 às 00:00
Data Término: Thursday, 05 de February de 2009 às 23:59

ESPECIAL “VIVA ELIS – VALENTINO”

 

08.01.09 – Viva Elis – Valentino

15.01.09 – Viva Elis – Valentino

22.01.09 – Viva Elis – Valentino

29.01.09 – Viva Elis – Valentino

05.02.09 – Viva Elis – Valentino


Elis Regina nasceu na capital no Rio Grande do Sul, onde começou sua carreira como cantora aos onze anos de idade em um programa de rádio para crianças chamado “O Clube do Guri”, na Rádio Farroupilha, apresentado por Ari Rego.

Em 1959, foi contratada pela Rádio Gaúcha e, no ano seguinte, viajou ao Rio de Janeiro, onde gravou seu primeiro disco: “Viva a Brotolândia”. Lança ainda mais três discos, enquanto morava em Porto Alegre.

Em 1964, parte para o eixo “Rio-SP”, e, em 1965, vence o Primeiro Festival da MPB, promovido pela Excelsior, lançando-se nacionalmente. No mesmo ano, assume ao lado de Jair Rodrigues, o comando do programa O Fino da Bossa, que ficaria no ar até 1967, com grande sucesso. Em 1968, uma viagem à Europa a lança no eixo musical internacional.

Elis Regina criticou muitas vezes a ditadura brasileira, que perseguiu e exilou muitos músicos em sua época. Em entrevista, no ano de 1969, declarou que o Brasil era governado por “gorilas”. Sua popularidade a manteve fora da prisão, mas chegou a ser obrigada pelas autoridades a cantar o hino nacional durante um espetáculo em um estádio, fato que despertou a ira da esquerda brasileira.

Segundo a análise de alguns, era conhecida por sua primazia pela técnica e qualidade musical de seus discos. Também se notabilizou por lançar boa parte dos grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento, Renato Teixeira, João Bosco e Aldir Blanc, Sueli Costa, entre outros.

Faleceu aos 36 anos de idade, em 1982, devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína e bebida alcoólica. Foi sepultada no Cemitério do Morumbi.

Elis é mãe de João Marcelo Bôscoli, fruto de seu casamento com o músico Ronaldo Bôscoli, e de Pedro Camargo Mariano e Maria Rita, filhos do pianista César Camargo Mariano. Os três enveredaram pelo ramo da música.

Aguarde, carregando...
carregando...