Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
“As Emoções e o Alzheimer” é tema de palestra nesta sexta-feira “As Emoções e o Alzheimer” é tema de palestra nesta sexta-feira

“As Emoções e o Alzheimer” é tema de palestra nesta sexta-feira

Wednesday, 04 de December de 2019

A ação tem como foco os cuidadores ou familiares de idosos e será no salão da Casa do Movimento de Schoenstatt

Data Início: Friday, 06 de December de 2019 às 14:15
Data Término: Friday, 06 de December de 2019 às 17:00

Na sexta-feira (6), a partir das 14h15, será realizada uma palestra com o tema “As Emoções e o Alzheimer”, no salão da Casa do Movimento de Schoenstatt, na Rua Goiás, 857, em Londrina. O evento é uma realização do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento (GESEN), em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso (SMI).

Ministrada pela psicóloga da SMI, Luciana Ferreira Alvarez, a palestra tem como foco os cuidadores ou familiares de idosos com Alzheimer. O intuito será abordar a necessidade de transmitir emoções positivas para os portadores da doença. “Existem estudos que demonstram que as emoções, mesmo após o mal de Alzheimer, ainda permanecem. Isto significa que a pessoa que tem a doença é capaz de sentir emoções. Quero, portanto, fazer uma construção com os familiares e cuidadores destes indivíduos mostrando o quão é importante resgatar as emoções positivas. Vou exibir, por exemplo, vídeos de pessoas que possuem Alzheimer e que não se esqueceram de tocar instrumentos”, contou.

De acordo com a psicóloga, outro tópico a ser trabalhado será a fase de aceitação dos próprios familiares acerca do contato com a doença. “Quando a gente aprende a lidar aceitando a situação, a gente lida melhor com o momento presente. É necessário entender que ainda há elementos que remetem à questão afetiva. Aquele sujeito que se lembrava de fatos e nomes não existe mais, porém ainda há aquele sujeito que gosta de você. Portanto, é preciso fazer com que eles vivam com emoção. Seja assistindo filmes de comédia ou comendo suas comidas prediletas”, disse.

A palestra tem duração de uma hora, é gratuita e não requer inscrição prévia. Interessados podem apenas comparecer ao local do evento. Ao todo são esperadas cerca 60 pessoas.

O projeto – O evento faz parte do projeto de extensão do GESEN, denominado “Aprimoramento da Linha de Cuidado ao Idoso”. O encontro de “Cuidadores e Familiares de Idosos com Alzheimer” é  uma atividade mensal deste projeto. “Estas atividades são momentos especiais preparados para os cuidadores de idosos. Além de fornecer um pouco mais de entendimento acerca da doença, oferecemos capacidade emocional ao cuidador”, explicou a organizadora do projeto, Mara Solange Dellaroza.

 

Fonte: N.Com