Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Gestão da Ansiedade, uma possibilidade!

Gestão da Ansiedade, uma possibilidade!

Friday, 08 de March de 2019
Categoria:
Data Início: Monday, 11 de March de 2019 às 19:30
Data Término: Monday, 11 de March de 2019 às 22:00

A Gestão da ansiedade – Uma possibilidade

De forma sábia, somos dotados pela natureza da capacidade de nos anteciparmos aos problemas, evitando assim consequências nocivas à nossa história pessoal. Mas quando a solução perde seu foco , sem saber o que solucionar, ela passa a ser um novo problema; e maior que o problema que visava resolver. De defesa natural a todo ser vivo, passamos a encarar a ansiedade como um mal do século. Crianças ansiosas, adultos ansiosos. Pessoas ansiosas em um mundo acelerado.
No início do século XX, Freud escreveu: “ Nem sempre é a razão que governa nossas ações. Impulsos irracionais determinam nossos pensamentos, nossos sonhos e nossas ações. “. E hoje, em pleno século XXI, ainda tentamos governar nossas ações sem conhecermos sua razão!

Gestão da ansiedade, em uma visão míope poderia significar técnicas e métodos de nos satisfazer com nosso presente, tendo em vista a razão plausível para isso: ansiedade, além de não resolver, nos traz dor. Por isso a atualidade de Freud ao dizer que “nem sempre a razão governa nossas ações”. Talvez , melhorando Freud com o próprio Freud, a razão consciente não nos governa. Somos regidos por outra razão, fantasística, representativa e imagética!

Mas como se falar de Gestão de ansiedade sob esta ótica, onde o racional não é razão do inconsciente. Onde o que não vemos em nós mesmos, mas nos outros diz mais sobre nossos desejos do que de nossa repulsa?

Neste encontro, longe de discutirmos uma fórmula antiestresse, nossa busca será pelo modo como passamos a gerir nossa ansiedade, sem que a desnaturemos. Escutarmos nosso inconsciente, deixarmos que aquilo que desejamos tenha espaço para ser aceito como desejo legítimo de um ser capaz de deseja ( e o que é desejar?). Nas palavras de Freud, a ansiedade neurótica , cujo objeto é aquilo que não localizamos em nós mesmos e por isso tornamos um sintoma, uma repetição ad eternum. Dar sentido a isso nos levará a uma gestão da ansiedade neurótica.
Somos seres desejantes e compreender o que isso significa é um grande passo para uma gestão de nossa ansiedade.
Palavras chaves desse nosso encontro são Inconsciente, desejo, ansiedade, aceitação e angústia. Eu te desafio a enfrentar sua ansiedade como mecanismo natural de um ser que deseja o que não tem e talvez nunca terá!

Sobre o nosso facilitador: Orlando Marçal Júnior
Teólogo, Filósofo, Professor de Psicologia, Psicopedagogo, Especialista em Educação e Saúde Mental, Psicanalista do Percurso Psicanalítico em Londrina.
Foi Coordenador do Projeto de Justiça Restaurativa e de Justiça Terapêutica no Ministério Público do DF entre 2006 e 2011, quando acolhia casos de Violência Doméstica, Depend~encia química e Transtornos Mentais.
Em Londrina desde 2012, ministra um Curso de Teoria Psicanalítica com ênfase em Leituras em Freud. Psicanalista Clínico e Didata, é membro-fundador do Percurso Psicanalítico em Londrina.

Quando: 11/03/2019 – segunda-feira
Horário: 19h30 às 22h
Onde: Lumin’área – Rua Julio César Ribeiro, 213 . Jd. Aeroporto
Contribuição: R$ 120,00
LUGARES LIMITADOS!

Reserve já seu lugar: https://goo.gl/forms/C0u2DFyDku59BIKQ2
Pague online: https://www.eventbrite.com.br/e/gestao-da-ansiedade-tickets-57192670818