Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Encontro de Gigantes Encontro de Gigantes

Encontro de Gigantes

Wednesday, 17 de July de 2019
Categoria:
Data Início: Saturday, 20 de July de 2019 às 15:00
Data Término: Sunday, 21 de July de 2019 às 19:00

No mês de julho será realizado na região de Londrina o projeto “Encontro de Gigantes”, uma proposta de compartilhamento da prática da perna de pau com seis comunidades da região de Londrina: Assentamento “Eli Vive” (Lerroville); União da Vitória (Zona Sul); Flores do Campo (Zona Norte); Vista Bela (Zona Norte); Avelino Vieira (Zona Oeste) e Jardim Igapó (Zona Sul). O objetivo do Encontro de Gigantes é possibilitar uma tarde lúdica com as moradoras e moradores destas comunidades para que eles se descubram gigantes por meio da brincadeira com as penas de pau.
Seja como um elemento utilizado pelos pastores para arrebanhar suas ovelhas; como um instrumento para atravessar terrenos com lama, coletar frutos e percorrer longas distâncias; como um elemento ritualístico presente em diferentes cultos ou como uma brincadeira que atravessa épocas e permeia diversas culturas, a perna de pau é responsável por transformar a dimensão do ser humano, colocando-o em uma perspectiva outra. Como num passe de mágica, tornamo-nos gigantes!
O “Encontro de Gigantes” quer celebrar a existência milenar das pernas de pau por meio de uma tarde de brincadeiras e vivências teatrais com as comunidades. Como forma de agradecimento pelo acolhimento do encontro e também como uma maneira de perpetuar a tradição desta brincadeira, o “Encontro de Gigantes” deixará de presente em cada comunidade um par de pernas de pau com o desejo de que muitos outros gigantes se façam. O projeto, que é patrocinado pelo Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), é uma realização do proponente Thunay Tartari em parceria com os artistas Adalberto Severiano, André Demarchi, Camila Feoli, Luana Rodrigues e Rogério Francisco Costa e conta com o apoio do Núcleo Ás de Paus e do MARL – Movimento dos Artistas de Rua de Londrina.

Datas:

14 de julho – Flores do Campo – Campo de Futebol – 15h

16 de julho – União da Vitória – Instituto União para a Vitória – 14h

18 de julho – Vista Bela – Ao lado do campinho de grama sintética (próximo ao Mercado Guedes) – 15h

20 de julho – Avelino Vieira – praça próximo ao Ciranda da Cultura – 15h

21 de julho – Jardim Igapó- Praça Pedro Pezzarini – 15h