Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Curso Básico em História da Arte Curso Básico em História da Arte

Curso Básico em História da Arte

Wednesday, 04 de March de 2020
Categoria:
Data Início: Monday, 09 de March de 2020 às 09:00
Data Término: Monday, 09 de March de 2020 às 11:00

Estão abertas as inscrições para o “Curso Básico em História da Arte – da Antiguidade ao Contemporâneo”, com Bruna Priscinotti Sahão, que é mestre em História da Arte pela Universidade de Florença (Itália). O curso propõe uma introdução à história da arte ocidental, partindo da pré-história até o período contemporâneo. A programação inclui análises das expressões artísticas em ordem cronológica e dinâmica, unindo a dimensão artística com os aspectos socioculturais de cada período. O curso é dividido em quatro módulos (Arte Clássica, Arte Medieval, Arte Moderna e Arte Contemporânea) com quatro aulas em cada módulo. Estão sendo ofertadas duas turmas: às segundas-feiras, das 9h às 11h (início em 09/03) e às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30 (início em 19/03). As aulas são realizadas no Juntus Coworking (R. Pref. Faria Lima, 755). Mais informações e inscrições pelo tel. (43) 98827-9332 ou Instagram: bruna_historiadaarte.

Material complementar:

De acordo com a mestre em História da Arte, Bruna Priscinotti Sahão, o curso básico em História da Arte explora a relação da arte com a sociedade e a espiritualidade, da antiguidade até o período contemporâneo.

No curso o aluno compreende, por exemplo, que a arte da Grécia Antiga praticamente se perdeu e o que conhecemos são as cópias de estátuas feitas pelos romanos que nos dão a falsa ideia de que as esculturas gregas eram brancas, feitas em mármore. Na realidade, eram em bronze e policromados e numa dimensão muito maior do que as das cópias. Essa é a arte greco-romana que depois seria retomada em sua grandeza no chamado “Renascimento italiano”, quase 10 séculos depois.

No curso também serão abordados vários aspectos curiosos, como o fato que a arte Bizantina não se resume a belos mosaicos em cúpulas de igreja, assim como que a Arte Gótica tem esse nome em função de uma grande confusão que se fez com os povos bárbaros e que ela não se relaciona com a escuridão, mas sim com a luz por meio de uma nova técnica: os vitrais.

O aluno também terá a oportunidade de conhecer melhor a obra dos grandes mestres como Michelangelo, Leonardo Da Vinci e Rafael, entre outros personagens ilustres da Era Moderna que até hoje mantém uma áurea de mistério e humanidade em suas obras.

Também se estuda como o Iluminismo e a Revolução Francesa trouxeram uma nova concepção política para a arte. Como surgiram os museus e seu papel para democratizar a arte. O nascimento da fotografia e seu impacto na pintura, que a partir de então tende a se tornar abstrata.

O curso busca refletir sobre o que é a arte e o que talvez não o seja, sendo o
aluno convidado a repensar a história da humanidade e a nossa cultura visual.

Fonte: Ana Paula Nascimento