Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
A Situação da Psicanálise e a Formação do Analista em 2019

A Situação da Psicanálise e a Formação do Analista em 2019

Tuesday, 09 de April de 2019
Categoria:
Data Início: Saturday, 13 de April de 2019 às 08:30
Data Término: Saturday, 13 de April de 2019 às 12:00

Conferência de abertura/encerramento do Curso de Especialização em Teoria da Psicanálise: Curso Fundamental de Freud a Lacan, com a psicanalista Tânia Mara Costa Pinto – Membro da Escola da Coisa Freudiana.

Sobre o tema desta Conferência, Tania escreve:
O título da conferência de abertura desse curso que propõe o estudo da psicanalise de Freud a Lacan é uma paráfrase do texto de Lacan A Situação da Psicanálise e Formação do Analista em 1956 (em Escritos). Se na abertura do texto Lacan celebra os cem anos do nascimento de Freud, segue fazendo um inventário crítico e mordaz aos desvios, à degradação que os próprios psicanalistas impuseram, tanto à doutrina quanto à formação do analista. O que Lacan indica nesse texto, e o faz, é que se busque os conceitos doutrinários da psicanálise, denunciando as interpretações da doutrina à mercê das fantasias de cada um! E assinala que se ele definiu “… ironicamente, a psicanálise como o tratamento que se espera de um psicanalista, é, no entanto, certamente a primeira que define a qualidade do segundo”. No tocante à formação do analista, também denuncia que esta não se faz com uma suficiência de saber teórico e sim pondo em relevo o saber inconsciente, sem o qual a psicanálise perde seu suporte e seu objeto.
Mais tarde, (Sobre a experiência do Passe, novembro de 1973), Lacan dirá: “… nunca falei de formação analítica, falei de formações do inconsciente”. E afirmará que “… a análise implica a conquista de um saber… e o sujeito pode aprender ali como é que isso se produziu”. Assim, onde se faz a formação de um analista? Onde está o saber de que ele precisa? Certamente não está em nenhum curso, em nenhuma modernidade prêt- à- porter da psicanálise, em nenhuma leitura plural de sua doutrina!
Em 2019 comemoramos 163 anos do nascimento de Freud e 118 anos do nascimento de Lacan. E seguimos na mesma degradação, agora nela incluindo Jacques Lacan!

Inscrições através do site
https://materiais.up.edu.br/palestra-abertura-do-curso-de-teoria-da-psicanalise

Aberto ao público.