Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Restaurante Paiakan: Você conhece a origem do estrogonofe?

Restaurante Paiakan: Você conhece a origem do estrogonofe?

segunda, 19 de setembro de 2016

No Restaurante Paiakan, o prato é servido pelo menos uma vez por semana, venha provar essa e outras delícias!

Comedor de carne que não gosta de estrogonofe, bom sujeito não é. Mas você sabe como surgiu este prato que foi definitivamente incorporado à culinária brasileira?

Uma receita bastante parecida com a que conhecemos hoje – à base de pedaços de carne, creme de leite, cebola e sal – já era preparada na Rússia czarista do século XIX. Segundo vários historiadores da gastronomia, o nome vem da família russa Stroganov, cuja origem é anterior ao ano 1500. Difícil é saber qual Stroganov foi, de fato, o criador da receita. Alguns pesquisadores a atribuem ao conde e diplomata Pavel Stroganov – que teve importante atuação política no reinado de Alexandre I (1777-1825) – ou a um de seus cozinheiros franceses. Outros afirmam que teria sido outro membro da mesma família, freqüentador da corte de Pedro, o Grande (1672-1725). Ainda assim, a respeitada enciclopédia de culinária Larousse Gastronomique (sem edição brasileira) cogita que o nome pode ser derivado do verbo strogat, que, em russo, significa algo como “cortar em pedaços”. Já a adição de champignons, páprica e mostarda é creditada ao cozinheiro francês Thierry Costet, que viveu na Rússia no final do século XIX.

Com a fuga da nobreza russa após a revolução de 1917, o prato chegou à França e, de lá, se espalhou para o mundo. A utilização de ketchup na receita foi popularizada pelos Estados Unidos.

Mas, independentemente de como e onde surgiu, o que importa é que é um dos mais saborosos pratos incorporados à culinária brasileira, tendo variações de tipos de carne, como o frango. No Restaurante Paiakan este prato é servido pelo menos uma vez por semana.

Conheça o Paiakan e saboreie o melhor da comida caseira no Centro Cívico de Londrina.

Fonte: Redação Londrinatur, com informações de Mundo Estranho