Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Foto Clube abre Salão Nacional de Fotografia

Foto Clube abre Salão Nacional de Fotografia

segunda, 08 de dezembro de 2014
Categoria

Salão Nacional de Arte Fotográfica está dentro das comemorações dos 80 Anos de Londrina

O Foto Clube de Londrina abre nesta terça-feira (9), às 19h30,  o XVIII Salão Nacional de Arte Fotográfica  – Foto Clube de Londrina – 2014. A cerimônia será no Museu Histórico de Londrina e deve contar com duas exposições: Mostra Londrina – Foto Clube de Londrina e Londrina: Ontem e Hoje. As exposições ocuparão as três salas de Mostra Temporária do museu.

Para a distribuição do material, os organizadores planejaram um esquema específico. Na primeira aproximadamente 120 fotos estarão expostas – incluindo imagens de 20 fotoclubes de outras cidades e estados, com premiação das melhores fotos. Na segunda sala imagens de Londrina, produzidas pelo foto clube daqui.  O terceiro ambiente, nomeado de Londrina: Hoje e Ontem mostrará a evolução da cidade nos 80 anos de existência. Nas três salas haverá um total de 200 imagens. A exposição ficará aberta ao público até 28 de fevereiro de 2015.

A Volta

Um salão nacional de arte fotográfica é uma exposição que conta com a participação de associados de foto clubes nacionais e de concorrentes avulsos sem vinculação clubística. Uma comissão julgadora designada pelo clube patrocinador faz a seleção das melhores obras a serem expostas e procedem a premiação das três melhores fotografias – além de prêmios especiais e menções honrosas. Os prêmios não são em dinheiro, e sim troféus, medalhas e diplomas. é costume o clube patrocinador apresentar os trabalhos de seus associados sem concorrer à premiação.
  
Depois de 16 anos, o Foto Clube de Londrina voltou a promover o seu salão nacional de arte fotográfica, reunindo trabalhos artísticos de fotógrafos de todo o Brasil. Seu primeiro salão foi realizado no ano de 1972, e o último em 1998, quando havia menos de vinte foto clubes em atividade no Brasil. à época o fotoclubismo entrou num período de crise, o que fez com que os salões nacionais se tornassem uma raridade.  Com o surgimento e popularização da fotografia digital, a prática renasceu com força total, chegando hoje a quase uma centena, em todas as regiões do Brasil, e com isso os salões nacionais também voltaram -em sua maioria patrocinado por algum fotoclube. 

Acompanhando a tendência nacional, o Foto Clube de Londrina decidiu, a partir re 2014, promover novamente seus Salões Nacionais de Arte Fotográfica. Um dos motivos que alavancaram tal decisão foi o aniversário de 80 anos da cidade, comemorado dia 10 de dezembro.

O XVIII Salão Nacional de Arte Fotográfica – Foto Clube de Londrina 2014 conta com a participação de 43 foto clubes, 152 autores e de 580 fotos inscritas – das quais foram selecionadas 96 – com o acréscimo de mais 24 de associados do Foto Clube de Londrina.

Os três primeiros colocados foram Clidney de Amorim Couteiro, em primeiro lugar, com O Homen do Rio (Foto Clube Olhares do Cerrado); Adilson Brilhante, com Vitória Penso (Foto Clube Bandeirante); e, em terceiro lugar, Tomas  Brugger, com Espelho  (Foto Clube de Caxias do Sul).

O evento é aberto à comunidade em geral. O Museu fica na Rua Benjamin Constat, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082 e 3324-4641. Contato com Antonio Ferreira dos Santos – Foto clube de Londrina  (43) 3322-2277 e 9941-9805.

Redação Londrinatur com assessoria